O que pensa a população de Itatiaia sobre a eleição suplementar e seus candidatos?

Guarda Civil há 25 anos em Itatiaia, Marcelo Paiva defende plano de cargos e salários aos funcionários públicos

Com a proximidade da eleição suplementar, marcada para o próximo domingo, dia 13, o município de Itatiaia se prepara para dar o seu voto para o prefeito que assumirá o cargo até o ano de 2024 na cidade. Sendo assim, a equipe do jornal BEIRA-RIO aproveitou para ouvir alguns desses eleitores para saber mais sobre quais melhorias eles esperam de seus candidatos para o mandato que se iniciará com dois anos de atraso.

Um dos eleitores entrevistados pelo jornal é Marcelo Natanael de Paiva, que trabalha na guarda civil municipal de Itatiaia desde o ano de 1997, que por estar trabalhando para uma das candidaturas, preferiu se pronunciar apenas em relação às prioridades. “Itatiaia deveria ter, entre suas prioridades o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores, além da saúde, educação e segurança pública”, opina.

O plano de cargos e salários do funcionalismo público foi questionado pelo candidato Silvano Rodrigues, o Vaninho (PSC) ao empresário Irineu Nogueira em uma das perguntas feitas pelo ex-prefeito interino ao candidato do PTB para a série de entrevistas realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Nogueira não compareceu para participar do evento, que aconteceria na terça-feira, dia 8.

Com a falta de propaganda eleitoral no rádio e na TV, a internet – em especial as redes sociais – viraram a principal plataforma de divulgação dos programas de governo dos candidatos e também para que o eleitores expressem suas opiniões sobre esses candidatos, e como não poderia faltar, os ataques de adversários e eleitores a alguns desses candidatos.

O autônomo Jean Paulo Constâncio, de Penedo, outro entrevistado, falou sobre as prioridades para o próximo prefeito de Itatiaia. “Melhora da infraestrutura do turismo, fiscalização das empresas de ônibus da linha municipal e promover concurso público e convocar concursados para acabar com a manipulação de cargos comissionados”, citou Jean Paulo, que não costuma acompanhar os programas de rádio ou internet com entrevistas ou debates.

Ele tem se orientado através dos vídeos postados pelos próprios candidatos, e das informações sobre eles via internet e panfleto. Segundo ele, o candidato do bairro onde mora, Irineu Nogueira, é o que tem chamado mais a atenção, na sua opinião. “Porque os outros já estão lá como vereadores. Irineu é a novidade na política”, respondeu o autônomo, se referindo aos concorrentes Vaninho e Bruno Diniz (Solidariedade)”.

Perguntado se conhecia os outros adversários, a atriz de teatro Fabíola Soares (Psol) e o advogado Adalberto Bisol (PDT), ele diz não conhecê-los, mas que já ouviu falar dos dois candidatos. Além disso, ao BEIRA-RIO, Jean Paulo afirmou que já tem seu candidato e diz o que espera que o mesmo faça de diferente pela cidade. “Que estruture o turismo, o sistema de abastecimento de água, e use a arrecadação milionária (do município) na saúde e educação”, finalizou.

O atleta de corridas e ultramaratonas Edgar Souza critica o contraste social e as mazelas presentes em Itatiaia

Outros preferem se manifestar com suas opiniões acerca da eleição suplementar através de vídeos, como é o caso do atleta ultramaratonista Edgar Souza. Ele mostra em uma de suas publicação nas redes sociais, o bairro Jardim Manchete, que ele considera como um dos mais largados pela administração pública, criticando o tratamento dos políticos do município aos moradores da localidade com falsas promessas, manipulando e coagindo os moradores que precisam de oportunidades no mercado de trabalho e que vivem em um local sem infraestrutura.

– A gente acaba refém de uma falta de geração de empregos e renda, sendo que tive informações de pessoas daqui necessitando dessas oportunidades. (…) Alguns desses candidatos vem com falsas, tiveram a oportunidade de fiscalizar e de resolver os problemas da falta de oportunidades e de infraestrutura, e não cumpriram, pra eles é mais fácil as pessoas daqui viverem na pobreza do que empreenderem – fala o atleta, que faz propaganda para um dos concorrentes ao final do vídeo.

Em outra postagem, ele aproveita pra explana os contrastes do município, que “é a segunda renda per capita do Estado do Rio de Janeiro e a 26º do Brasil”, mas que ao mesmo tempo tem um “hospital ainda não dispõe de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), nem é regularizado para tal”, e que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,737, estando na 16º posição no Estado do Rio de Janeiro e na 850º no Brasil.

– Somente 1/3 das pessoas tem empregos formais e mais de 10 mil pessoas sobrevivem com renda mínima, considerada abaixo da linha de pobreza. Dez bairros de Itatiaia ainda não têm transporte público, não dispõe de água tratada, há ausência do saneamento básico e não há cobertura pelo Programa de Saúde da Família para todos os munícipes – acrescenta.

INTENÇÃO DE VOTO
Em outro grupo nas redes sociais, o Ação Itatiaia, um internauta fez uma postagem para que os eleitores reagissem de acordo com a sua intenção de voto. Publicada na manhã de quinta-feira, dia 10, não inclui alguns nomes concorrentes, o de Fabíola Soares (Psol) e o de Adalberto Bisol (PDT). Na postagem aparece uma foto, com a relação dos candidatos, cada nome um com um emoji ao lado e especificando sobre cada candidato e o apoio que cada um recebe na campanha.

Segundo levantamento feito pelo BEIRA-RIO nas redes sociais, até às 17h30 desta quinta-feira, dia 10, reagiram a postagem 99 pessoas, sendo que a maioria delas (58 internautas) declarou voto ao candidato Bruno Diniz (Solidariedade), seguida dos 19 internautas que disseram que votarão em Irineu Nogueira (PTB) e outros 19 em Vaninho (PSC), enquanto outras três não declararam voto em nenhum deles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.