No Dia de Hoje – 10 de março

No dia 10 de março de 1890, foi fundado o município de Barra do Piraí, na região do Médio Paraíba, que faz divisa com Barra Mansa e Volta Redonda. O município recebeu este nome devido ao fato do Rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul, formando, no município, a barra do rio Piraí.

Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios xumetos, pitas e araris, também chamados de coroados. Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, no século XVIII, diversas trilhas de tropas de mulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas.

O povoamento de origem portuguesa de Barra do Piraí teve início em terras de sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.

Em 1853, as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela, levantou-se o Hotel Piraí e, mais tarde, novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, ergueram o pequeno povoado de Santana.

O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a 7 de agosto de 1864. Em seguida, iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista. Barra do Piraí foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o terceiro Barão do Rio Bonito.

Barra do Piraí se localiza em posição estratégica no Vale do Paraíba Fluminense, pois situa-se aproximadamente 100 km da capital do Estado e possui o entroncamento ferroviário mais importante da América Latina, interligando os municípios de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de Barra Mansa e Volta Redonda, também faz divisa com Valença, Vassouras, Mendes, Piraí e Pinheiral. É composta de 6 distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia da Barra.

Suas principais atividades são a agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária. O município possui atualmente 303 indústrias e 2.621 empresas instaladas, dentre as quais destaca-se a Casa do Arroz como maior empregador de salário mínimo da cidade. A economia da cidade baseia-se também no comércio, onde estão presentes várias empresas de renome nacional.

As principais indústrias presentes na cidade são Metalúrgica Barra do Piraí, Vigor Alimentos, Metalurgia Schioppa, Svili industrial, entre outras. Nas décadas de 1970 e 1980, Barra do Piraí viveu momentos áureos em sua economia, com o crescimento da indústria alimentícia (Belprato).

No setor turístico, o município faz parte da região Vale do Ciclo do Café, tendo, como principais eventos o Circuito de Outono: Café, Cachaça e Chorinho; o Festival Vale do Café; e a Exposição Agropecuária de Barra do Piraí.

Foto: Reprodução/Internet

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.