
Na última semana, a Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Resende divulgou uma nota pública declarando o apoio à candidatura da educadora e atriz Fabiola Rodrigues à prefeitura de Itatiaia na eleição suplementar prevista para o próximo dia 13 de março. Fabíola e a co-prefeita Ricarda Helena, servidora pública municipal, são candidatas pelo PSOL.
A decisão do PT de Resende tem o aval da Comissão Executiva Estadual do PT-RJ e o apoio da maioria dos filiados ao Partido em Itatiaia, onde o Diretório Municipal atualmente não está organizado. No dia 12, Fabíola e Ricarda participaram do evento de comemoração dos 42 anos do PT realizado pelo Diretório de Resende no Calçadão de Campos Elíseos.
Em sua nota, o diretório acrescenta que “às vésperas de completar 33 anos de emancipação político-administrativa de Resende, Itatiaia vive o seu pior momento”. E que “toda a expectativa criada em 1989 de novos tempos de desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população ficou no passado”, sendo que “diante dessa situação, o PT de Resende não poderia se omitir, solidário com o povo trabalhador da nossa vizinha querida”.
O partido ainda entende que a única candidatura em condições de resgatar a confiança da população é a de Fabiola Rodrigues, junto com Ricarda Helena, candidatas pelo PSOL. “Somente elas têm independência dos grupos que têm se revezado no poder municipal para implementar políticas públicas transformadoras, começando por abrir a administração à participação popular, onde o povo decidirá os investimentos e políticas públicas através do orçamento participativo”.
A nota finaliza falando que “o PT-Resende se soma ao PSOL e outras forças políticas e movimentos populares” para que em 2022 seja derrotado “o atraso responsável por um cenário marcado por mais de 630 mil mortes por Covid, 20 milhões de famintos, carestia, desemprego, aprofundamento da exclusão social, devastação ambiental, liquidação do patrimônio público e ameaça às liberdades democráticas”.
A candidata agradeceu o apoio do diretório petista. “Buscamos apoio de partidos que sempre estiveram ao lado do povo do trabalhador, em busca da preservação dos direitos humanos. Estamos vivendo um momento em que estes direitos estão sendo retirados pela violência e brutalidade. É momento de unir forças em prol de algo maior”.
Segundo a professora e presidente do PT de Resende Odete Amaral “o PT Resende está junto com Fabíola Rodrigues e Ricarda nesta caminhada rumo à prefeitura de Itatiaia. Acreditamos que precisamos unir forças para vencer o obscurantismo, o fascismo e o ódio. O povo de Itatiaia merece duas mulheres guerreiras e combativas na Prefeitura, lutando por mais democracia, transparência e igualdade de direitos”.
A secretária geral e de comunicação do PT de Resende, Gabriela Lima, ressalta a importância da representatividade feminina nas eleições suplementares.
– Temos Fabíola e Ricarda do PSOL nessa chapa feminina em Itatiaia. É importante a gente valorizar as mulheres na política, dar força, para que nós sejamos representadas. E bem representadas, por mulheres progressistas, de esquerda, representando as mulheres, as trabalhadoras, e por isso PT Resende está junto nesta luta – afirmou.
Na avaliação do jornalista e membro da Comissão Executiva Municipal do PT de Resende Alvaro Britto, Itatiaia, no dia 13 de março, e o Brasil, em outubro, terão a oportunidade de elegerem candidaturas comprometidas com o povo trabalhador e com a democracia e os direitos humanos. “Fabíola prefeita e Lula presidente. Estamos juntos!”, concluiu.


