Itatiaia participa da campanha Outubro Rosa

outubrorosa1A Prefeitura de Itatiaia também aderiu ao movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama – o “Outubro Rosa” e através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando diariamente esta semana seis exames de mamografias espontâneas (foto).

Os exames acontecem até sexta-feira, dia 7, a partir das 13h30, no setor de Ginecologia, por ordem de chegada. Tendo necessidade, com o resultado, a paciente será encaminhada ao especialista para acompanhamento. É necessário que todas levem cópias dos seguintes documentos: RG, cartão do SUS e comprovante de residência. – explica Graziele Freitas, coordenadora do Programa de Atendimento Integral a Saúde da Mulher. Após a semana de campanha, os atendimentos voltarão a seguir a fila de marcação.

Exames preventivos também são o foco da campanha, visando aumentar o número de mulheres atendidas no município.

– Para serem submetidas ao exame preventivo, que diagnostica diversos males no aparelho reprodutor feminino, como câncer de colo de útero, as pacientes devem procurar suas Unidades de Saúde de referência para serem orientadas quanto ao agendamento e realização do mesmo – destaca Graziele.

Celebrado anualmente em todo o mundo, o Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a importância de se detectar a doença precocemente. No dia 26, será realizada uma caminhada do Outubro Rosa, com locais e horários a serem confirmados. O setor de Ginecologia situa-se à Avenida dos Expedicionários, 175, Centro, ao lado da Câmara Municipal.

Foto: Divulgação/PMI

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.