Novos cadetes serão recebidos neste final de semana na Aman

Pouco tempo após a chegada na academia militar, cadetes treinam para a cerimônia (Foto: Divulgação/Aman)

Neste sábado, dia 5, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realiza a solenidade de passagem dos novos cadetes pelos portões da academia a partir das 9 horas. Ao todo, serão recebidos pela Aman mais de 420 novos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas/SP, entre eles 372 homens, 38 mulheres do Brasil e 14 homens das Nações Amigas (sendo três da República dos Camarões, três da República do Senegal, dois da República da Namíbia, dois da República Socialista do Vietnã, dois da República Cooperativa da Guiana, um da República do Paraguai e um do Estado Plurinacional da Bolívia).

O evento acontece na Esplanada Ministro Dutra, em frente à Aman. Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia continua a ser restrita aos alunos e convidados. A solenidade, realizada desde 1944, é caracterizada pela passagem dos recém chegados ao Corpo Discente da Aman pelo portão dos Novos Cadetes. Este portão só é aberto uma vez por ano, sempre pelo Cadete mais jovem. Este ano, Kayo Gabriel dos Santos Mendes, de 18 anos, terá a honraria de ser o Claviculário.

Dentre os convidados, além do Comandante da Aman, o General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, estarão também outras autoridades locais, e também o Comandante da EsPCEx, Coronel Flávio Moreira Mathias.

Ao passarem pelos portões, os 421 Alunos da Turma Dom Pedro II receberão o título de Cadete. Em seguida, iniciarão o Curso Básico, permanecendo na Aman até o ano de 2025, quando serão declarados Aspirantes a Oficial.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.