No Dia de Hoje – 4 de fevereiro

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial Contra o Câncer, a data simboliza a conscientização sobre a doença, que é o aumento desordenado de uma das células que se prolifera erraticamente nos tecidos, órgãos e regiões do corpo. Poucos deles são hereditários, ou seja, casos que a pessoa nasce com predisposição à doença. A maioria dos cânceres aparecem pelos fatores de risco, que podem ser ocasionados devido a obesidade, sedentarismo, tabagismo, alimentação não balanceada e o consumo de bebidas alcoólicas. Estas causas estão associadas ao aumento do câncer e, também, a outros problemas de saúde.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o câncer é a segunda causa mais frequente de morbidade e mortalidade nas Américas, depois das doenças cardiovasculares, e uma importante base das desigualdades em saúde. Nas Américas, estima-se que 4 milhões de pessoas foram diagnosticadas recentemente e 1,4 milhão de pessoas morreram da doença em 2020. Aproximadamente, 57% dos novos casos de câncer e 47% das mortes por câncer ocorreram em pessoas com 69 anos de idade ou menos.

Globalmente, havia uma estimativa de 20 milhões de novos casos de câncer e 10 milhões de mortes por câncer. O número de casos de câncer aumentará em aproximadamente 60% nas próximas duas décadas, sobrecarregando ainda mais os sistemas de saúde, as pessoas e as comunidades. A estimativa global prevista aumentará para cerca de 30 milhões de novos casos de câncer até 2040, com os maiores aumentos ocorrendo em países de baixa e média renda.

Na região das Américas, o número de pessoas com diagnóstico esperado de câncer aumentará em 57%, para aproximadamente 6,23 milhões de pessoas com previsão de diagnóstico de câncer até 2040, se nenhuma ação adicional for tomada para prevenir e controlar o câncer.

De acordo com a Opas, o câncer pode ser prevenido e controlado através da implementação de estratégias baseadas em evidências para prevenção, triagem e detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos. Os fatores de risco modificáveis ​​mais comuns, que são compartilhados com muitas outras doenças não transmissíveis, são o uso do tabaco, pouca ingestão de frutas e vegetais, uso abusivo de álcool e falta de atividade física.

Alguns fatores de risco específicos para o câncer incluem infecções crônicas do vírus do papiloma humano (HPV) – para câncer de colo de útero, hepatite B e C – para câncer de fígado – e a bactéria H.pylori – para câncer de estômago.

Um terço a metade dos casos de câncer poderiam ser evitados reduzindo a prevalência de fatores de risco conhecidos. Exemplos de intervenções ​​são o controle do tabagismo e a vacinação contra o HPV. A prevenção primária mais eficaz do câncer é baseada em abordagens de todo o governo, com legislação, regulamentação e políticas fiscais combinadas com atividades para mudar o comportamento da comunidade e do indivíduo. As mensagens de saúde pública e a promoção da saúde devem apresentar evidências sobre fatores de risco específicos.

Este ano, o tema do Dia Mundial contra o Câncer terá o slogan “Close the care gap”. A Opas, em sua página, destaca a importância da campanha para convocar todos, coletiva e individualmente, a se comprometerem a fortalecer as ações destinadas a melhorar o acesso a cuidados de qualidade, incluindo triagem, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.

Foto: Getty Images/iStockphoto

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.