Montadoras da região se reúnem por mais investimentos no setor automotivo

Elaborado pela Firjan, e apresentado em reunião com o Governo do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 18, o Mapeamento do Setor Automotivo do Estado do Rio de Janeiro – que destaca os impactos econômicos e o potencial de crescimento do setor automotivo no estado – aponta um crescimento no setor automotivo fluminense no período em que o estudo foi realizado.

Segundo os últimos dados oficiais disponíveis, o setor conta atualmente com 3.166 empresas e 30.752 trabalhadores. No período de 2009 a 2019, houve crescimento de 21,4% no número de estabelecimentos e de 10,5% no total de postos de trabalho. E o sul do estado, onde está instalado o Cluster Automotivo do Sul Fluminense, é um dos principais destaques, com 362 empresas e 10.888 trabalhadores. A análise mostra que na mesma ocasião desse estudo, o número de empresas cresceu 32,6% na região – aumento especialmente entre 2009 e 2014.

Já o aumento dos postos de trabalho no setor, no Sul Fluminense, foi de 41,8% entre 2009 e 2019, o maior entre as regiões fluminenses. Com isso, a região Sul é a segunda maior empregadora do setor no estado (35,4%), atrás apenas da capital (37,2%). Da massa salarial total do setor no estado (R$ 1,2 bilhão), uma fatia de 45,8% está concentrada no Sul Fluminense. O indicador possibilita entendimento sobre o volume de recursos lançados na economia e seu impacto no desenvolvimento local.

Estes e outros dados foram apresentados no encontro, que além do governador do estado, Cláudio Castro; o presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense, Itamar de Souza; e o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, fora os representantes das montadoras, como Adilson Dezoto, vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO); Raquel Silva, relações institucionais da Stellantis; Fernando Florido, relações institucionais da Nissan; e Roberto Mario Martini, relações governamentais da Jaguar Land Rover, que ressaltaram a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Noel de Carvalho (à direita), responsável pelas articulações para obras e construção de ponte no Polo Industrial, também esteve presente

– O encontro foi muito positivo, o governador reconhece a relevância da indústria automotiva no Sul Fluminense e se sensibilizou com as nossas demandas, principalmente as da área de infraestrutura, que podem alavancar a competitividade do setor. Agora vamos apresentá-las ao secretário de Desenvolvimento via grupo de trabalho que será criado especificamente para viabilizar a sua execução a partir de abril – destaca Itamar de Souza.

CONSTRUÇÃO DE PONTE FOI DESTACADA
Além disso, também foram destacados a importância da construção de uma ponte entre os polos de Resende e Porto Real, além de adequações e asfaltamento nas vias do entorno, o que já vem sendo negociado há meses através das articulações do deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB), que esteve presente ao evento.

Na reunião, o governador se comprometeu a instituir um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais; Casa Civil; Fazenda; e Meio Ambiente e Sustentabilidade. Segundo o Governo do Estado, a equipe avaliará demandas consolidadas pelo cluster automotivo e enviadas ainda na primeira quinzena de fevereiro.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Divulgação/Gov RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.