Pandemia obriga prefeito do Rio a cancelar carnaval de rua em 2022

Prefeito do Rio (à esquerda) fez anúncio durante live nesta terça-feira, dia 4 (Fotos: Reprodução)

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na tarde desta terça-feira, dia 4, o cancelamento do carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia da Covid-19 na capital fluminense, durante uma live nas redes sociais, onde citou que a Prefeitura do Rio se reuniu nesta terça com representantes da Associação Independente dos Blocos da cidade (Sebastiana) para discutir o tema.

– Acabei de ter, nesse momento, uma reunião com o pessoal dos blocos de rua, e a gente comunicou a eles que o Carnaval de rua, nos moldes que eram feitos até 2020, não acontecerá em 2022. Infelizmente, eu falo aqui como prefeito que gosta de Carnaval, como cidadão, e infelizmente a gente não pode fazer – respondeu o prefeito.

O cancelamento, no entanto, não se estende aos desfiles das escolas de samba, que acontecerão na Marquês de Sapucaí, em fevereiro de 2022. “O carnaval da Sapucaí está confirmado. Lá, podemos estabelecer controles sanitários efetivos. Se podermos ter públicos nos jogos, podemos ter na Sapucaí. Basta o uso dos protocolos sanitários. Vamos anunciar como será o controle no Sambódromo”.

O anúncio de Paes acontece no momento em que a cidade começa a registrar um novo aumento de casos de Covid-19, agora com a inclusão da variante Ômicron (levantamento preliminar feito pela prefeitura apontam 69 casos no município), oriunda da África do Sul.

Um dia antes, em entrevista a um telejornal de uma emissora de TV por assinatura, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, deixou claro que o carnaval da cidade terá restrição sanitária, que ainda vai ser definida pela Prefeitura do Rio com autoridades científicas.

– O carnaval é uma festa importante para cidade do Rio de Janeiro. Só que mais importante é termos a segurança sanitária na cidade. A expectativa da Prefeitura do Rio é analisar o que vai acontecer com a Covid-19 nesses primeiros dias de janeiro. Se a variante Ômicron vai produzir um aumento de casos expressivos e se causa mais internações e óbitos. A princípio parece que causa menos casos graves do que as demais. Vamos analisar para podermos dar todas regras que vão acontecer no carnaval. Terá que ter algum tipo de regra sanitária e não poderá ser igual aos demais. Vamos reunir o Comitê Científico para ver como isso vai funcionar – disse.

SOBRE A SEBASTIANA
Ao todo, a Sebastiana é composta pelos blocos dos bairros Santa Tereza (Zona Norte), Centro e Zona Sul da cidade: Bloco da Ansiedade; Bloco do Barbas; Bloco das Carmelitas; Bloco Virtual; Escravos da Mauá; Gigantes da Lira; Imprensa que Eu Gamo; Meu Bem,Volto já!; Que merda é essa?; Simpatia é Quase Amor; e Suvaco do Cristo.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.