No dia 5 de janeiro de 1855 nasceu nos Estados Unidos o inventor conhecido pela lâmina de barbear que leva o seu nome. Descendente de uma família de huguenotes (nome dado aos praticantes do protestantismo na França) que buscaram refúgio na Inglaterra no final do século XVI e que emigraram posteriormente para os Estados Unidos, King Camp Gillete inventou uma versão mais vendida do aparelho que deu maior praticidade para que os homens façam a barba.
Vários modelos já existiam antes do projeto da Gillette, sendo que a sua inovação foi a lâmina fina, barata e descartável de aço estampado. Gillette também é amplamente creditado por ter inventado o chamado modelo de negócios de navalha e lâminas, em que as navalhas são vendidas a baixo custo para aumentar o mercado de lâminas, mas na verdade a Gillette Safety Razor Company, criada em 28 de setembro de 1901 por ele, só adotou este modelo depois que seus concorrentes o fizeram. A produção começou em 1903, quando ele vendeu um total de 51 máquinas de barbear e 168 lâminas.
As lâminas de barbear foram desenvolvidas em meados do século 19, mas ainda usavam lâminas forjadas. Na década de 1870, os irmãos Kampfe introduziram um tipo de navalha nesse sentido, e Gillette melhorou esses designs anteriores de navalhas de barbear introduzindo a lâmina de barbear estampada de alta margem de lucro feita de folha de aço carbono.
Na ocasião, o aparelho de barbear da Gillette foi vendido por substanciais US$ 5 (equivalente a US$ 142,00 em 2019) – metade do salário semanal médio do trabalhador – ainda vendido aos milhões.

A parte mais difícil do desenvolvimento foi projetar as lâminas, pois o aço fino e barato era difícil de trabalhar e afiar. Isso explica o atraso entre a ideia inicial e o lançamento do produto. Steven Porter, um maquinista que trabalhava na empresa, usou os desenhos da Gillette para criar a primeira navalha descartável que funcionou. William Emery Nickerson, um maquinista experiente e sócio da empresa, mudou o modelo original, aprimorando o cabo e a estrutura para que pudesse suportar melhor a fina lâmina de aço.
Nickerson projetou o maquinário para produzir as lâminas em massa e recebeu patentes para endurecer e afiar as lâminas, sendo mais tarde eleito para a diretoria da Gillette.
Ao fim de sua vida, o inventor do produto estava quase falido por gastar grandes quantias de dinheiro em propriedades e por ter perdido grande parte do valor de suas ações corporativas como resultado da Grande Depressão (época da Crise Econômica de 1929).
Gillette morreu em 9 de julho de 1932, em Los Angeles, na Califórnia. A empresa que leva seu nome, no entanto, segue até os dias de hoje evoluindo na criação de novos aparelhos de barbear que tragam cada vez mais conforto e facilidade para fazer a barba.
Fonte: Wikipedia