No Dia de Hoje – 2 de janeiro

Sede da Federação Espírita Brasileira em Brasília (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 2 de janeiro de 1884 foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a Federação Espírita Brasileira (FEB). É uma entidade de utilidade pública que constitui-se na mais importante e influente organização representativa do Espiritismo no Brasil e em quase todos os países em que o movimento espírita está presente.

Através de expoentes espíritas notórios, principalmente Bezerra de Menezes, a FEB logo consolidou no Brasil a formatação do Espiritismo enquanto religião. Em diversos países, a federação fornece amplo apoio à médiuns, palestrantes e outras organizações espíritas, publica e traduz livros na temática e promove ações de caridade. A FEB é a associação representante do Brasil junto ao Conselho Espírita Internacional (CEI).

Segundo dados de 2006, a FEB fornecia assistência social filantrópica a aproximadamente mil famílias e mantinha uma creche para 800 crianças em Santo Antônio do Descoberto/GO. A FEB já editou mais de 10 milhões de livros de Allan Kardec. Das obras psicografadas pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, foram ultrapassados os 15,5 milhões de exemplares. Destes, Nosso Lar (ditado pelo Espírito André Luiz) é o mais lido, tendo superado a marca de 1,5 milhão de exemplares.

Em seu ano de fundação, a Federação Espírita Brasileira logo iniciou um trabalho social caritativo. Porém, nos seus anos iniciais, a FEB também vivenciou diversas dificuldades quer de ordem administrativo-financeira quer ideológica, no plano interno, e as turbulências políticas e sociais da Capital do país, no plano externo. Como exemplo das primeiras, registrava-se uma cisão no movimento, entre os chamados “laicos” ou “científicos”, liderados pelo professor Afonso Angeli Torteroli; e os “religiosos” ou “místicos”, liderados por Bezerra de Menezes.

Sucedendo Ewerton Quadros, em 1889, Bezerra de Menezes consolidou a vertente “religiosa” do Espiritismo como fortemente a mais expressiva no Brasil. Inicialmente instituiu o estudo sistematizado de O Livro dos Espíritos nas reuniões públicas realizadas no salão da Federação. Em 1890 foi instituído o “Serviço de Assistência aos Necessitados”, importante base para a atuação dos médiuns receitistas na instituição. Bezerra foi sucedido no início de 1895 por Júlio César Leal e reassumiu o cargo em agosto de 1895, cargo que exerceu até à sua morte em 1900.

Após uma dezena de mudanças de endereços desde a sua fundação, a sede própria da Federação foi inaugurada a 10 de dezembro de 1911, na antiga rua do Sacramento (atual Av. Passos, 28-30), no Rio de Janeiro, por Leopoldo Cirne. No ano seguinte (1912), a 3 de maio, era inaugurado na FEB o Curso Gratuito de Esperanto.

Em 1960, no contexto da transferência da Capital do país do Rio de Janeiro para Brasília, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, declarou a FEB como entidade de Utilidade Pública. Em 1967, a instituição inaugurou a Seção Brasília, no Distrito Federal (3 de outubro). Uma década mais tarde, transferiu a sua sede para Brasília, em edifício próprio.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.