No Dia de Hoje – 25 de novembro

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro (Foto: Arquivo)

No dia 25 de novembro de 1990, o distrito de Quatis, na Região das Agulhas Negras, se emancipou do município de Barra Mansa, junto com os distritos de Falcão e Ribeirão de São Joaquim.

Mesmo emancipado, passou a ser um município apenas em 1991, e foi a princípio administrado pelo Conselho Popular de Quatis, presidido pela irmã Elizabeth Alves, enquanto não se fazia eleição para prefeito. Coube a este conselho fazer a ligação entre as necessidades da população e o então prefeito de Barra Mansa, até que o Tribunal Regional Eleitoral marcou a primeira eleição para a prefeitura em 3 de outubro de 1992, sendo então eleito José Laerte d’Elias para o período 1993/1996.

O segundo prefeito eleito foi Alfredo José de Oliveira para o período de 1997/2000, sendo substituído por José Laerte d’ Elias no período de 2001/2004. Alfredo foi novamente eleito para o mandato 2005/2008. Em 2008, José Laerte D’Elias foi eleito pela terceira vez para o mandato 2009/2012. Em 2012, Bruno de Souza foi eleito prefeito para o período de 2013 a 2016, sendo, posteriormente, primeiro prefeito reeleito de Quatis, para o período de 2017 a 2020. Atualmente, a cidade é governada por Aluísio d’Elias, eleito para o mandato de 2021/2024.

Com a eleição do primeiro prefeito, em 1992, foi eleita também a primeira câmara de vereadores, que foi constituída por: Aroldo Cabral, Engrácia Vera Maia Rafael, Rosa Idalina Nunes de Macedo, José Cardoso Fonseca, Geraldo de Souza Marques, Cláudio Luiz de Lima, Altamyr Gomes de Oliveira, Raimundo Valeriano da Silva e Hugo de Elias.

O município tem uma população estimada em 2020 de 14.435 habitantes, tendo como principal atividade econômica do município a agricultura, mas que deverá ganhar em breve um polo industrial. Abriga em sua área rural o Quilombo de Santana, comunidade existente desde o século XIX nas antigas propriedades do Barão de Cajuru e que foram doadas a ex-escravizados no ano de 1903.

Até o século XVIII, quando ocorreu a chegada dos primeiros colonizadores de origem portuguesa, a Serra da Mantiqueira, na qual se localiza o município, era território habitado pelos índios puris.

Quatis também é conhecida na região por ser a terra natal de três ex-atletas do futebol brasileiro: Jair da Rosa Pinto, ex-jogador do Palmeiras, do Vasco da Gama e vice-campeão da Copa do Mundo de 1950 com a Seleção Brasileira de Futebol; Antônio Evanil da Silva, ex-jogador do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira de Futebol e Renato Carioca, ex-jogador do Flamengo e do America.

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.