Casamentos crescem 12% em cartórios de Resende no ano de 2021

A exemplo do que vem acontecendo no estado do Rio de Janeiro, os cartórios de Resende também registraram aumento de 12% nos casamentos nos 10 primeiros meses de 2021. Esse crescimento foi impulsionado pela confiança proporcionada pelo aumento da vacinação e pela diminuição do número de óbitos causados pela Covid-19 no município após um período de queda expressiva no ano passado. Dados levantados pelos cartórios apontam um crescimento de 12,7% entre janeiro e outubro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 416 celebrações civis, frente a 369 matrimônios realizados no ano passado. A tendência de alta começou a ser verificada em setembro, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Naquele mês, totalizaram-se 55 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no país, os números foram fechados em 40. Já o maior crescimento percentual se deu de abril para maio, quando os casamentos aumentaram 689%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.

Mesmo diante da diminuição dos casos no Brasil, os protocolos de segurança sanitária para as celebrações seguem mantidos nos cartórios, como o limite de pessoas na cerimônia, o distanciamento, a exigência de máscara e distribuição de álcool em gel, medidas que também fazem com que os noivos se sintam mais seguros para retomar os planos adiados por causa da pandemia.

“Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição no número de casos, os casais passaram a se sentir mais seguros em realizar a união, estendendo a celebração para além do cartório, podendo já realizar uma reunião com a família e amigos com mais tranquilidade”, afirma Humberto Costa Monteiro, presidente da Arpen/RJ.

Esta retomada acontece às vésperas de dezembro, tradicionalmente o mês onde é realizado o maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações, uma vez que coincide com as férias coletivas de trabalhadores, férias escolares das crianças, assim como o recebimento do décimo terceiro salários, sendo o período ideal para as cerimônias e viagens de lua de mel. Já os casamentos homoafetivos os números se mantiveram no mesmo patamar. No total, em 2021, já foram realizadas 5 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, e nos primeiros dez meses de 2020 este número também foi de 5.

Foto: Getty Images

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.