Região Pastoral realiza pesquisa sobre moradia em Resende e Itatiaia

Convite da Região Pastoral Resende-Itatiaia para participar do levantamento realizado pela SSB (Foto: Divulgação)

Anunciada no dia 18 de dezembro de 2019, meses antes do início da pandemia no Brasil e exterior, foi lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seus parceiros em abril do ano passado a 6ª Semana Social Brasileira (SSB), que se estenderá até o ano de 2023. Com o tema “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”, o objetivo é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia, além de também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

A exemplo do que aconteceu nas diversas regiões do país, em março deste ano foi realizada uma seleção de pessoas para trabalhar na Semana Social Brasileira, através da Região Pastoral de Resende e Itatiaia, para trabalhar na coleta de dados sobre as necessidades na área de moradia, conforme relembra um dos membros da equipe coordenadora diocesana de Dimensão Social e da 6ª SSB, Bebiana Ávila, uma das seis pessoas envolvidas atualmente nessa missão.

– Não é fácil, agora nós estamos vendo que está sendo um trabalho muito difícil, estamos trabalhando (a pesquisa) na questão do teto, conversamos com a coordenadora de Habitação, ouvimos as necessidades, o que está sendo feito. Está faltando Itatiaia, que a gente não conversamos com as autoridades devido ao momento político que estão passando. Mas não é só autoridades que estamos ouvindo, aquelas pessoas que também atende essas demandas de moradia e até mesmo as que estão trabalhando junto à população de rua. É um processo que trabalharemos em três anos, mas à medida que a gente vai trabalhando o primeiro, já começa a perceber os demais, envolvendo trabalho e terra. Estamos fazendo isso bem devagar pelo fato de termos uma equipe reduzida – cita Bebiana.

Sendo assim, as dificuldades têm feito com que o grupo peça ajuda nas redes sociais para que a população atuante nesse meio possa responder dos questionários. “Estamos com um questionário e pedimos aos grupos para espalharem, para atingirmos o maior número de pessoas”, pede Kátia Cristina da Silva, outra integrante do grupo.

Kátia aproveitou para apontar um dos problemas mais crônicos na questão habitacional de Resende. “Nós estamos ainda no primeiro pilar (etapa), o do teto, mas como um tema puxa o outro, vamos engatar o segundo ainda, sobre a terra, uma vez que tem muitos moradores daqui procurando o seu teto em áreas consideradas de alto risco e, portanto, sem condições – adianta a representante.

SOBRE A SSP
As Semanas Sociais Brasileiras, criadas no  têm como parceiros em sua realização as Pastorais Sociais e a Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, movimentos sociais, como o Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Movimento Nacional Fé e Política e o Conselho Nacional de Igrejas (Conic).

A equipe responsável por esse trabalho em Resende e Itatiaia é formada, além de Kátia e Bebiana, por Rosana Alves, Eder Almeida, Maria Caliman e padre Francisco Alves, além de contar com um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Outras informações sobre a SSB podem ser conferidas aqui.

COMO PARTICIPAR
O leitor do BEIRA-RIO também pode participar ou incentivar um parente, familiar, amigo ou uma entidade a participar. O questionário pode ser acessado clicando aqui na página do jornal, e leva poucos minutos para ser respondido.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.