No Dia de Hoje – 25 de dezembro

Dona Canô, no ano de 2010, em sua casa no Centro de Santo Amaro da Purificação (Andrea Freitas/Creative Commons)

No dia 25 de dezembro de 2012, morreu a mãe de dois dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Claudionor Teles Viana Velloso, conhecida por Dona Canô, nasceu em 1907 na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Ela ganhou o apelido de um amigo de infância que não conseguia pronunciar seu nome. Casada desde 1930 com o funcionário público dos Correios, José Teles Velloso, o Zeca, era mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Um ano e dois meses depois nasceu a primeira filha do casal, Maria Clara. Canô teve oito filhos, sendo Maria Bethânia a filha mais nova. Era conhecida como matriarca da família Velloso e morava em uma tradicional casa em azul e branco, no município onde nasceu. A influência de Dona Canô não se limitava à família, ela tinha relações com Antônio Carlos Magalhães e Lula. Algumas músicas citam a matriarca como, por exemplo, “Dona Canô”, de Daniela Mercury e “Reconvexo”, do filho Caetano Veloso.

Em Santo Amaro da Purificação, tinha grande influência política e era assediada por políticos locais e do estado. A amizade com Antônio Carlos Magalhães também se traduzia em apoio político. Tinha afinidade com o ex-presidente Lula e mantinha contato com ele por telefone ou em visitas que Lula chegou a lhe fazer no município baiano.

A casa azul e branca em que morava, na altura 179 da avenida Vianna Bandeira, no centro, tornou-se ponto turístico. Dona Canô morreu em 25 de dezembro de 2012, após implicações de um ataque isquêmico cerebral. Ficou internada por seis dias (entre os dias 15 e 21 de dezembro) e pediu para passar o Natal em casa.

Fonte: Agência EBC

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.