Começa a segunda etapa em obra no Pátio de Manobras em Barra Mansa

Obras de passarela estarão a todo vapor durante feriado da Proclamação da República

Começou nesta sexta-feira, dia 12, a segunda etapa das obras da passarela de pedestres do Parque da Cidade pela empresa responsável pelas obras de readequação ferroviária em Barra Mansa, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A intenção da construtora, segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, é aproveitar o feriado prolongado da Proclamação da República (celebrado nesta segunda-feira, dia 15) para a montagem das estruturas metálicas que compõem o vão central e as rampas.

– Em função da carência de aço no mercado mundial, o cronograma de obras das passarelas está com um pequeno atraso. Mas, superada esta questão, a previsão é que as peças comecem a ser içadas por um guindaste a partir da próxima semana – detalhou.

A nova passarela está sendo construída pelo DNIT, com a finalidade de gerar segurança aos pedestres que precisam transpor a linha férrea nas proximidades do Parque da Cidade. Todo trabalho têm o acompanhamento sistemático da Prefeitura local.

As obras de readequação ferroviária foram iniciadas em 2010, porém paralisadas em 2014, em função da necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos, processo que está na fase de pagamento das indenizações.

Os serviços foram retomados no início de 2020 e estão em ritmo acelerado, com a realocação das linhas férreas da empresa VLI para a lateral dos trilhos da MRS, o que possibilitará a finalização do viaduto da Barbará. As interferências férreas contemplam ainda um muro na extensão de 4,8 km, separando os trilhos da área urbana e uma grade, de igual tamanho, isolando as linhas de algumas vias públicas, como a Avenida Doutor Dario Aragão e Orozimbo Ribeiro.

Já o projeto das obras urbanísticas é composto pela abertura de uma nova via pública paralela a toda a extensão da linha férrea, a criação de estacionamento nas áreas remanescentes e a melhoria do centro comercial da cidade. Os investimentos sobre a totalidade das obras estão estimadas em R$ 94 milhões.

Fotos: Chico de Assis

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.