No Dia de Hoje – 18 de dezembro

Somente no ano passado, 19,3 mil venezuelanos foram abrigados e interiorizados pela Operação Acolhida (Foto: Agência Brasil)

Dia 18 de dezembro é celebrado o Dia Internacional dos Migrantes. Instituída no ano 2000 por meio de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a data celebra a contribuição das pessoas migrantes às sociedades de origem e de destino e visa estimular a reflexão sobre seus direitos.

O fenômeno da migração vem crescendo em todo o mundo. Segundo a ONU, existem atualmente cerca de 272 milhões de pessoas reconstruindo suas vidas longe de suas origens. São indivíduos, famílias ou grupos que atravessam países, regiões e continentes, levando consigo oportunidades e desafios relativos ao desenvolvimento e à sua integração local.

No Brasil, foi lançada em cerimônia virtual no ano passado a plataforma MigraCidades, criada para oferecer ferramentas e capacitações para os governos locais verificarem a abrangência de suas políticas migratórias existentes, bem como identificarem potenciais políticas a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida.

A ferramenta é fruto de parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a agência da ONU para as migrações, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e apoio financeiro do Fundo da OIM para o Desenvolvimento.  

A plataforma MigraCidades oferece ferramentas e capacitações para os governos locais verificarem a abrangência de suas políticas migratórias existentes, bem como identificarem potenciais políticas a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida.

Atualmente, além da migração interna, o país tem recebido imigrantes de países envolvidos em guerras, ou crises políticas e/ou financeiras, como Haiti, Venezuela, Cuba e Síria, que são atendidos por programas sociais como a Operação Acolhida.

Fontes: UFRGS e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.