Novo balanço do Ministério da Saúde aponta 234 casos de coronavírus no país

Witzel decretou estado de emergência em todo o Rio de Janeiro (Foto: Arquivo)

Atualizado dia 17 às 21h

O Ministério da Saúde divulgou na tarde de segunda-feira, dia 16, os novos dados sobre o coronavírus no Brasil. O número de casos confirmados chegam a 234 em todo o país, sendo que no estado do Rio de Janeiro esse número chega a 31 e em São Paulo esse número é de 152 casos.

Desses casos, já foram confirmados 26 casos de transmissão comunitária (classificada como Nível 2 pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) em três estados: Rio de Janeiro (oito), São Paulo (13) e Distrito Federal (cinco). Além disso, são 18 os casos confirmados de pacientes internados em hospitais, sendo um deles em estado muito grave no Rio de Janeiro (os demais seguem em isolamento domiciliar, apresentando estado de saúde estável).

No Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (SES-RJ), além dos 31 casos confirmados, há mais 94 casos suspeitos no estado até esta segunda-feira. A maioria segue concentrada na capital (29 casos) e mais um em Niterói e outro em Barra Mansa, que segue sendo a única cidade do interior fluminense a confirmar um caso. Resende e o restante da Região das Agulhas Negras não tem nenhum caso suspeito ou confirmado da doença.

GOVERNADOR DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA
Também na tarde de segunda-feira, em coletiva à imprensa, o governador do estado Wilson Witzel (PSC) decretou estado de emergência em todo o estado do Rio de Janeiro como forma de conter o avanço de uma possível epidemia do coronavírus. A medida foi tomada após reuniões com setores de bares e restaurantes, shoppings, cinemas, setores culturais e equipe econômica, através do Decreto nº 46.973, publicado nesta terça-feira, dia 17, no Diário Oficial do Estado. De acordo com ele, o atendimento em bares e restaurantes será reduzido a um terço das mesas, enquanto em shopping centers somente a praça de alimentação permanecerá aberta.

Em Resende, também foi publicado um decreto similar ao aprovado no estado do Rio de Janeiro (nº 13073, de 17 de março), que prevê, entre as medidas citadas a prorrogação da validação de receituários de medicamentos, a proibição de passe livre dos estudantes nos ônibus e suspensão de atividades com presença de público durante 15 dias, que pode ser acessado aqui.

HE ESTABELECE NOVOS HORÁRIOS DE VISITAS
Nesta segunda-feira, o Hospital de Emergência de Resende divulgou os novos horários para visitas aos leitos em virtude da pandemia de coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saude, a iniciativa da unidade de saúde segue o que está sendo determinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro como medida de segurança para usuários e visitantes. Dessa forma, cada paciente terá direito a apenas um visitante por dia a fim de evitar aglomerações. Dessa forma os horários para visitação serão os seguintes:

Enfermarias
13h às 13h30 – Enfermarias A e B
13h30 às 14h – Enfermarias C e D
14h às 14h30 – Enfermarias G e H
14h30 às 15h – Enfermarias I e HC e Brinquedoteca

Repouso
15h às 15h30

Centro de Tratamento Intensivo (CTI)
16h às 16h30 – Leitos 1 a 5
16h30 às 17h – Leitos 6 a 9

Pediatria
12h às 13h

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.