Municípios da Região das Agulhas Negras promovem eventos no “Outubro Rosa”

Resende tem programação especial de conscientização para campanha (Foto: Carina Rocha)

A partir desta sexta-feira, dia 1º, os municípios da Região das Agulhas Negras já iniciaram a campanha do Outubro Rosa. Em Resende, serão promovidas pela prefeitura diversas ações alusivas à campanha, que visa alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama ao longo deste mês. A programação inclui palestras, oficina de turbantes e ações no Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI).

Nesta sexta-feira, dia 1º, aconteceu a abertura com uma live com a temática “Câncer de mama, conhecer para combater”, transmitida pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube e presidida por Greice Barros, coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, e docente do curso de Enfermagem da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

Também participaram da live: Sheila Freire, responsável pela Coordenadoria da Mulher, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; Priscila Pineschi, Relações Públicas da FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer); a vereadora Soraia Balieiro; e o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira. A transmissão em tempo real contou com a participação da intérprete de libras, Maria das Graças Oliveira da Silva Mateus, da Coordenadoria de Políticas da Pessoa com Deficiência.

A programação segue na quarta-feira, dia 6, quando haverá um encontro com a coordenadora Greice Barros, e Ana Cristina, gerente da Casa da Mulher e enfermeira obstetra, além dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Souza Dantas, na unidade educacional, visando discutir o tema.

No dia 8, sexta-feira, entre 18h30 e 21h, terá um evento para estudantes do ESAN (Escola de Enfermagem Agulhas Negras), com capacidade para 40 participantes, na sede da 18ª Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No local, haverá a palestra “Desafios para Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama” com Greice Barros, com o apoio da intérprete de libras. Também terá uma oficina de amarração de turbantes com Isabel Cruz.

No dia 14, quinta-feira, serão desenvolvidas duas ações diferentes. Às 9h, terá um encontro com Greice Barros, Ana Cristina, os alunos da AEDB e a população em situação de rua no Centro POP. Às 14h, haverá um evento remoto fechado de Capacitação C.A. de Mama com Greice e Ana Cristina, tendo como público-alvo os agentes da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

E no dia 19, terça-feira, às 10h, será realizada uma ação no Plenário da Câmara Municipal de Resende, com a participação de Priscila Pineschi e Isabel Cruz, voltada para os alunos do Colégio Estadual Professor Doutor João Maia. Na ocasião, será abordado o tema “A Importância da Prevenção de C.A. de Mama”, além da oficina de turbantes.

Em Porto Real, houve distribuição de rosas e o lacinho rosa, símbolos da campanha (Foto: Fabiano Sabino)

A responsável pela Coordenadoria da Mulher, Sheila Freire, destacou a importância das ações rosas celebradas no mês de outubro. “O Outubro Rosa é mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O intuito é proporcionar ações integradas com a oferta de palestras e oficina de amarração de turbante. O câncer de mama está na lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. A descoberta precoce da doença aumenta a chance de cura. É extremamente importante que as mulheres se cuidem, realizando os exames ginecológicos de rotina, além de estarem atentas aos primeiros sinais”, frisou.

CDI NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
Neste sábado, dia 2, foi realizada a abertura do “Outubro Rosa” no Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), anexo ao Hospital de Emergência (HME), no bairro Jardim Jalisco. O evento teve café da manhã, música ao vivo, brindes e folder explicativo sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama, além da realização de 30 exames de ultrassonografia de mama e 30 mamografias. O CDI prevê a realização de mutirão para 170 exames de ultrassonografia de mama neste mês de outubro, visando reduzir a fila de espera, além da agenda normal. Atualmente, o município não possui fila de espera para mamografias.

PROGRAMAÇÃO DE EXAMES EM PORTO REAL
Em Porto Real, visando a intensificação da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta, dia 1º, a decoração com a cor rosa em diversas Unidades de Atendimento em Saúde. No Centro de Diagnóstico e Tratamento Henrique Sabadini Filho (CDT), no Centro, e no Policlínico do bairro Fátima, além da decoração, os profissionais fizeram a entrega de rosas e do lacinho rosa, um dos símbolos da campanha.

O município também divulgou sua programação com o cronograma de atendimento estendido durante o evento nas Unidades de Saúde da Família. Confira na ilustração abaixo:

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.