No Dia de Hoje – 4 de outubro

No dia 4 de outubro é comemorado em todo o Brasil e no mundo o Dia Mundial dos Animais. A data foi criada pelo cinologista Heinrich Zimmermann. Ele organizou o primeiro Dia Mundial dos Animais em 24 de março de 1925 no Sport Palace em Berlim, Alemanha. Mais de 5 mil pessoas participaram deste primeiro evento, originalmente agendado para 4 de outubro, em consonância com a festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, porém o local não estava disponível naquele dia.

O evento foi transferido para 4 de outubro pela primeira vez em 1929. Inicialmente, ele encontrou seguidores apenas na Alemanha, Áustria, Suíça e antiga Tchecoslováquia. Todos os anos, Zimmermann trabalhou incansavelmente na promoção do Dia Mundial dos Animais. Finalmente, em maio de 1931, em um congresso do Congresso Internacional de Proteção Animal em Florença, Itália, sua proposta de tornar universal o Dia Mundial dos Animais de 4 de outubro foi unanimemente aceita e adotada como resolução.

Porém, essa data só tomou maiores proporções a partir de 1978, ano em que foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Criado pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o documento diz que seres humanos devem proteger e respeitar os animais.

Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejadas em locais por todo o mundo. Igrejas de todo o mundo reservam o domingo mais próximo da data para abençoar os animais. Tanto que o Dia Mundial dos Animais está se tornando um evento global que une o movimento de proteção animal, liderado e patrocinado pela organização de bem-estar animal do Reino Unido, Naturewatch Foundation desde 2003.

No Brasil, a data também é celebrada em 4 de outubro, e existem legislações de proteção aos animais. Uma delas é a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605), que criminaliza os maus tratos. Além disso, em setembro de 2020, aumentou-se a pena para quem praticar atos violentos contra animais.

Quem abandona animais domésticos nas ruas; envenena, mutila ou fere; captura animais silvestres; não dá comida e água diariamente; força os animais ao cansaço extremo, entre outros tipos de maus tratos, pode pegar penas de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.

Foto: Reprodução/Escola Kids

Fontes: Wikipédia e Petz

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.