No Dia de Hoje – 30 de setembro

Emissora de TV inaugurada em 1990, a MTV Brasil tinha nos videoclipes seu principal carro-chefe (Foto: Reprodução MTV Brasil)

No dia 30 de setembro de 2013 era extinta na TV aberta a MTV Brasil, uma rede de televisão brasileira dedicada ao público jovem. A emissora foi fundada em 20 de outubro de 1990, através de uma joint-venture entre o Grupo Abril e a Viacom, dona mundial da marca MTV, sendo a versão nacional do canal. Foi a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e a primeira a ser lançada em TV aberta.

A sede da emissora ficava no Edifício Victor Civita em São Paulo, no bairro Sumaré, onde foi anteriormente a sede da Rede Tupi. No começo da década de 2010, era considerada a maior rede jovem e a sétima maior rede de televisão do Brasil, sendo considerada ainda pelo jornal Meio & Mensagem, como a quinta emissora de TV mais admirada do país. Além disso, a MTV Brasil foi a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem, além de ter sido a primeira emissora de TV brasileira a transmitir a sua programação 24 horas por dia (sem ficar fora do ar na madrugada).

A emissora encerrou suas transmissões em 30 de setembro de 2013, após o fim do processo de devolução da marca MTV pelo Grupo Abril para a Viacom, que começou em junho, devido à grande crise financeira que tanto o grupo como a emissora passava. A Viacom, por sua vez, relançou a MTV na TV paga um dia depois. A rede até então ocupada pela emissora no sinal aberto passou a retransmitir os programas da então extinta Ideal TV, e em dezembro de 2013, sua concessão e estrutura física foram vendidas para a Spring Comunicação, sendo esse processo concluído em outubro de 2015, quando elas foram transferidas.

A emissora, em seus primeiros anos, estava destinada a exibir videoclipes e focar em um público jovem de 12 a 35 anos. Quatro meses antes de sua estreia, a MTV abriu um concurso para seus apresentadores, que seriam conhecidos como video-jockeys ou simplesmente VJs, que tinham pouca ou nenhuma experiência na TV. Eram homens e mulheres jovens que teriam a função de serem os “anfitriões” dos programas. A primeira equipe de VJs era formada por Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo Leão, Thunderbird e Zeca Camargo.

No início, a MTV Brasil exibia muitos clipes de rock e música pop, em sua maioria internacionais. Porém, nesta época também houve a influência do grunge, com destaque para bandas como Nirvana e Alice in Chains. Outros artistas tiveram destaque no mesmo período como foi o caso do Skank, Paralamas do Sucesso, Madonna, Michael Jackson e Guns N’ Roses.

Além dos programas com videoclipes, a emissora também teve outros programas exibidos como os humorísticos comandados por Hermes & Renato. O mesmo grupo de humoristas também foi responsável por outros programas como Sinhá Boça (2006) e Tela Class (2007).

Fonte: Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.