SES inclui adolescentes com comorbidades em grupo prioritário contra Covid-19

Com o fim da etapa de vacinação da população adulta com a primeira dose contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou, nesta segunda-feira, dia 23, uma deliberação conjunta com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RJ) que inclui adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, com comorbidade, gestantes e puérperas, ou sob medidas socioeducativas, no grupo prioritário do Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro para Covid-19.

A medida deve considerar a disponibilidade de vacinas da Pfizer, fornecidas pelo Ministério da Saúde, as únicas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para essa faixa etária até o momento.

De acordo com a deliberação, os municípios deverão atingir um mínimo de 90% da população acima de 18 anos com a primeira dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19, empenhando esforços para realizar busca ativa (repescagem) de não vacinados nos grupos que já deveriam estar imunizados, para avançar na faixa etária de adolescentes. Cumprida essa etapa, a vacinação deve então incluir a população em geral de 12 a 17 anos.

MAIS VACINAS
A SES realizou nesta segunda-feira, dia 23, a entrega de mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios fluminenses. Foram distribuídas 330.810 doses, sendo 12.500 da Oxford/Astrazeneca para segunda dose (completando a remessa que chegou ao estado na última sexta-feira, dia 20); 151 mil da Coronavac e 167.310 da Pfizer, ambas para primeira e segunda aplicações do esquema vacinal.

A região do Médio Paraíba recebeu os imunizantes por vans e caminhões, na parte da manhã. Em Resende, chegaram 2.034 doses destinadas para a primeira e segunda aplicações. A remessa 1.160 doses da vacina Coronavac sendo 580 para a primeira aplicação e 580 para a segunda dose; além de 100 doses da AstraZeneca para a segunda dose de pessoas já vacinadas; e 774 doses do imunizante Pfizer/BioNTech para a primeira dose. O município, segundo dados da última atualização, do dia 22, imunizou ao todo 137.148 doses, sendo 92.863 de primeira, 41.265 de segunda e 3.020 de dose única.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.