
No último dia 29 de junho, o jornal BEIRA-RIO divulgou pela primeira vez a mobilização de amigos e companheiros de luta do líder comunitário Jesus Fialho, morto em 2 de junho, para ajudar os familiares a terminar a construção de uma casa no terreno conseguido por ele, no bairro Jardim Manchete, em Itatiaia.
Nesta quarta-feira, dia 11, a equipe do jornal esteve no local da obra, que teve início no mês de julho e segue em sua primeira fase, com a colocação das sapatas e pilastras de estrutura da casa. Segundo a técnica em enfermagem Carla Fialho, filha de Jesus, por estar sendo construída em um terreno em declive (abaixo do nível da rua), foi decidido que não será possível no momento ser realizado um mutirão com várias pessoas na construção.
– A gente até tinha pensado em fazer um mutirão, mas não tem como fazer com a necessidade de arrumar essas sapatas, cintas e colunas. Para fazer essa construção, tem que ser um profissional. Mas ainda não desistimos de fazer esse mutirão – diz Carla, que também enumera o momento da pandemia como fator que impediu o mutirão.
Com a ajuda de um engenheiro, foi decidido que a parte mais baixa do terreno também será reaproveitada na construção. Ou seja, todo o terreno da família Fialho está incluído na obra.
Além da colocação das sapatas, cintas e colunas da casa, os dois pedreiros contratados para trabalharem na obra construíram na manhã desta quarta-feira a parede onde ficará a caixa do futuro relógio de energia elétrica da residência. Questionada sobre quais cômodos pretende fazer na parte de baixo do terreno, ela respondeu que a área pode servir tanto para ser uma lavanderia quanto um quarto.
Por esse motivo, Carla destaca a necessidade da doação de material, como lajotas, areia, brita, tábuas e cimentos, para seguir com a construção da estrutura da casa, até caibros, ripas, telhas, portas e janelas. “Para a próxima fase da construção, vamos fazer a divisão dos cômodos e o entijolamento da casa. Tanto que vamos precisar de seis mil tijolos, areia, cimento, brita e cal”.
Carla ainda cita que todo o material doado até o momento vem sendo utilizado, e que o dinheiro doado foi destinado a compra de materiais de construção e também para o pagamento dos dois pedreiros. Fora que a família recebeu a doação de uma laje pré-fabricada e que será colocada na parte baixa da casa. Segundo a filha de Fialho, ela irá conferir o orçamento de algumas lojas antes de se decidir por qual estabelecimento pedir a laje já pronta.
FAMÍLIA VIVE DE BPC
A construção da casa estava nos planos de Fialho, que desejava construir uma casa para sua família. Fialho morreu antes disso, e a viúva, Aldenora Barros Fialho de Oliveira, de 77 anos, suas duas filhas (Carla, de 43 anos, e uma irmã deficiente, de 41 anos) e duas netas (uma de 8 e a outra de 18 anos) vivem hoje do Benefício da Prestação Continuada (BPC), com poucos recursos para muitas despesas, sendo uma delas o aluguel.
Jesus Fialho de Oliveira tinha 82 anos, mas morava em Resende há mais de 20 anos e sempre atuou nos movimentos populares do município, incluindo participações em órgãos como a Federação das Associações de Moradores e Amigos de Resende (Famar). Recentemente tentava reativar o Conselho de Segurança Comunitário de Resende. Ele morreu na Santa Casa de Resende, por complicações de um câncer no fígado.
COMO PARTICIPAR E/OU AJUDAR
Além da doação de materiais de construção, quem estiver interessado pode participar também pode fazer doações para a conta dos familiares de Jesus Fialho na conta poupança 22.825-2, agência 9185, do Banco Itaú, CPF 079.968.227-60, ou pelo PIX 079.968.227-60 (em nome de Carla Fialho de Oliveira). Para participar do grupo do mutirão nas redes sociais ou para outras informações, os telefones são (24) 99999-1961 (Rogério) ou (24) 98156-0376 (Carla).
Fotos: Divulgação
Peço a Deus que abençoe esta obra,assim como toda a família Fialho.
Desejo que essa realização se concretiza mais rápido possível.
Sucesso nesta empreitada!!!
Sr.Jesus foi um grande amigo da sociedade Resendense. Lutou principalmente pelo direito dos menos favorecidos, foi atuante em diversos conselhos e ajudou muito no crescimento e desenvolvimento social de nossa querida Resende.
Jesus sempre foi apoiado e amparado pela familia, familia essa que nesse momento conta com nosso apoio. Vamos apoia-los por eles e pelo nosso saudoso companheiro Jesus Fialho.