Amigos fazem campanha para ajudar familiares de Jesus Fialho

Aldenora, viúva de Jesus Fialho, mostra o terreno onde casa será construída

Amigos e companheiros de luta de Jesus Fialho, que morreu em 2 de junho, estão se mobilizando para ajudar a família do líder comunitário, que em seus últimos anos de vida planejava construir uma casa para sua família, em um terreno no bairro Jardim Manchete, em Itatiaia. Com a morte de Fialho, a viúva, Aldenora Barros Fialho de Oliveira, e suas duas filhas e duas netas vivem hoje do Benefício da Prestação Continuada (BPC), com poucos recursos para muitas despesas, sendo uma delas o aluguel.

Segundo um dos organizadores do mutirão, Rogério Coutinho, que tem como objetivo concluir a construção da casa da família Fialho, antes de morrer, Jesus Fialho estava sem sua casa e pagava aluguel. “Em 2020, (ele) conseguiu um terreno no bairro Jardim Manchete e estava buscando apoio para começar a construção. Com muita dificuldade em virtude da doença que prejudicava sua movimentação, Jesus faleceu no dia 2 de junho em virtude de um câncer. (…) E a vida delas é bastante difícil em razão dos poucos recursos, e além disso, do pagamento do aluguel. Diante disto resolvemos tocar em diante a iniciativa dela a fim de garantir um lar à família”, diz Coutinho.

Ele conta que há necessidade da doação de todo o tipo de material, desde coluna de ferros, lajotas, areia, brita,tábuas e cimentos, materiais necessários para iniciar a estrutura da casa, até caibros, ripas, telhas, portas e janelas. Por isso, uma das iniciativas de Coutinho, junto com Carla, uma das filhas de Jesus, para a divulgação da campanha solidária, foi criar uma conta nas redes sociais com o nome “Mutirão por um lar”!

A campanha teve início há duas semanas, e até o momento foram arrecadados R$ 300. Ao mesmo tempo, a família tem conseguido interessados em ajudar. “Acredito que haverá uma movimentação maior quando começarmos os primeiros trabalhos. Para isto estamos programando um mutirão para o dia 1 de agosto, porém, precisamos arrecadar o material necessário para infraestrutura. Estou colocando meu contato a disposição para quem quiser doar, lajotas, cimentos, etc… Assim, posso pegar e levar para o local. Encerro agradecendo pela família do Jesus e dizendo que a moradia dignifica a pessoa humana”, completa Coutinho.

Jesus Fialho de Oliveira (foto) tinha 82 anos, mas morava em Resende há mais de 20 anos e sempre atuou nos movimentos populares do município, incluindo participações em órgãos como a Federação das Associações de Moradores e Amigos de Resende (Famar). Recentemente tentava reativar o Conselho de Segurança Comunitário de Resende. Ele morreu na Santa Casa de Resende, por complicações de um câncer no fígado.

COMO PARTICIPAR E/OU AJUDAR
Além da doação de materiais de construção, quem estiver interessado pode participar também pode fazer doações para a conta dos familiares de Jesus Fialho na conta poupança 22.825-2, agência 9185, do Banco Itaú, CPF 079.968.227-60, ou pelo PIX 079.968.227-60 (em nome de Carla Fialho de Oliveira). Para participar do grupo do mutirão nas redes sociais ou para outras informações, os telefones são (24) 99999-1961 (Rogério) ou (24) 98156-0376 (Carla).

Fotos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.