Municípios do RJ não registram mortes por Covid-19 há duas semanas

Queda em índices do Mapa de Risco, que colocou estado sob bandeira amarela, também explica o não registro de mortes nos 24 municípios citados (Foto: Divulgação/SES)

Um levantamento feito por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira, dia 30, apontou que 24 municípios do Estado do Rio de Janeiro estão há duas semanas sem registrar mortes por Covid-19. A análise levou em consideração dados das semanas epidemiológicas 27 e 28, período de 4 a 17 de julho.

Segundo o levantamento, as cidades são do Noroeste Fluminense (Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, São José de Ubá e Varre-Sai), Região Serrana (Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes), Baixada Litorânea (Armação dos Búzios e Arraial do Cabo) e Centro-Sul Fluminense (Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes e Rio das Flores)

– Importante destacar que essa análise não pode ser feita com semanas tão próximas. É preciso respeitar 15 dias, ao menos, para que as informações estejam mais consolidadas. O resultado é consequência da vacinação no estado do Rio de Janeiro, que já atingiu mais de 50% de toda população fluminense adulta com ao menos uma dose da vacina – destaca o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A SES ressalta que muitos casos são notificados após a data do óbito. Por essa razão, desde o início da pandemia, recomenda-se que a análise das informações seja feita pela data de ocorrência da morte; e não pela data de notificação ou confirmação.

A não ocorrência de mortes nesses municípios é reflexo da queda dos índices da Covid-19 no estado. Na 41ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, também divulgada nesta sexta-feira, mostra que o estado teve 27% de redução no número de óbitos provocados pelo vírus. As internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 18% na comparação entre as semanas epidemiológicas 28 (de 11 a 17 de julho) com a 26 (27 de junho a 03 de julho) de 2021; e as taxas de ocupação de leitos no estado estão em patamares estáveis: 56% para leitos de UTI e 35% para leitos de enfermaria.

Com os indicadores reduzidos, o estado segue – pela terceira semana consecutiva – com a classificação de bandeira amarela, ou seja, de baixo risco de contrair a doença.

MEIO MILHÃO DE VACINAS
No último sábado, dia 31, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou mais de 586 mil doses de vacina contra a Covid-19 aos 92 municípios fluminenses, sendo 283.140 doses da Pfizer para primeira aplicação; 69.000 doses da Oxford/Astrazeneca para segunda aplicação; e 234.000 doses da CoronaVac para as duas aplicações do esquema vacinal.

Ao todo, o município de Resende recebeu 4.570 doses, sendo 1.820 da Coronavac, para as duas doses, e outras 560 são da fabricante AstraZeneca, destinadas à segunda dose. Além disso, mais 2.190 doses da Pfizer chegaram para a primeira dose. O mesmo levantamento feito com as cidades sem óbitos mostra que em Resende foram registradas oito mortes nas mesmas semanas epidemiológicas (27 e 28).

O quantitativo de doses distribuídas por município e tipo de vacina desde o início da campanha vacinal pode ser verificado no site oficial da SES.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.