Detran atenderá a Pessoas com Deficiência na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 2, acontecerá mais uma edição do Dia D, destinado ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência (PCD), como forma de inclusão desse público. Nessa data, elas poderão realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento.

Também estará disponível para o público PCD a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH. Para se inscrever, o candidato deverá procurar as Ciretrans que receberão as inscrições.

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) – caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

Na região do Médio Paraíba, apenas uma Ciretran estará realizando o atendimento ao público PCD para se inscrever no programa “Cidadania Sobre Rodas”, das 8 às 17h. Ela se localiza no município de Barra do Piraí, na Avenida Prefeito Iago José Castro Valério, nº 452, no bairro Oficinas Velhas.

Foto: Alexandre Simonini/Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.