Resende e Itatiaia seguem novas regras para vacinação de gestantes, puérperas e lactantes

Gestantes, puérperas e lactantes já podem receber vacinas em Resende (Foto: Carina Rocha/PMR)

Seguindo a determinação publicada na Resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, (nº 2323, de 18 de junho de 2021), Resende e Itatiaia estarão seguindo as novas regras para vacinar contra a Covid-19 gestantes e puérperas (45 dias pós-parto) com e sem comorbidade, além de lactantes (de 46 dias até 12 meses), conforme nova orientação da SES. A Resolução passou a incluir essas mulheres no grupo prioritário nas ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Estado do Rio.

De acordo com as novas recomendações, as gestantes e puérperas com e sem comorbidade só poderão ser vacinadas a partir de prescrição médica após avaliação individualizada de risco-benefício. Vale destacar que as gestantes e as puérperas que ainda não tenham sido vacinadas devem apresentar laudo médico para a administração das vacinas Coronavac ou Pfizer, além de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Estas mulheres deverão se dirigir à unidade de saúde (posto de saúde) mais próxima de sua casa, nos dias de vacinação divulgados pela Prefeitura de Resende, entre 8h e meio-dia.

A vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades estava suspensa temporariamente pelo Ministério da Saúde. A imunização de gestantes e puérperas com comorbidade vinha acontecendo com a aplicação da Coronavac, mediante a comprovação da doença preexistente, com prescrição médica, laudo ou declaração médica. No caso deste grupo prioritário, na ocasião, o uso da Astrazeneca também foi suspenso por tempo indeterminado. Agora, será necessária a apresentação para ambos (com e sem comorbidade) de indicação médica das vacinas.

Quanto às lactantes até 12 meses, não há contraindicação para a vacinação contra a Covid-19, nem necessidade da interrupção do aleitamento materno, conforme consta na nova resolução baseada no Plano de Operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Este público também deverá comparecer à unidade de saúde mais perto de sua residência, nos dias de vacinação contra a Covid-19 divulgados pelo governo municipal. As lactantes devem levar documento de identidade com foto, CPF, certidão de nascimento do(a) filho(a) e comprovante de residência.

Em Itatiaia, a vacinação de gestantes e puérperas acontecerá no dia 29 deste mês, na próxima terça-feira. A imunização será realizada às 10h30, na Policlínica Municipal, que fica na Avenida dos Expedicionários, no Centro. Para receber a dose, além da recomendação médica, também será preciso apresentar comprovante de residência, cartão do SUS, CPF e RG.

As lactantes já poderão receber a vacina a partir desta quarta-feira, dia 23, também na Policlínica, das 9h30 às 11h e das 13h às 15h30 e devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, comprovante de residência, cartão do SUS, CPF e RG.

A decisão de incluir gestantes, puérperas e lactantes com e sem comorbidades no Calendário Único de Vacinação do estado do Rio de Janeiro aconteceu na última quinta-feira, dia 17, em decisão conjunta com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). A resolução foi enviada aos municípios no último dia 18.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.