Beneficiários têm até terça-feira para contestar cancelamento de auxílio emergencial em Resende

Termina nesta terça-feira, dia 1º, o prazo de contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial 2021 para o público do Programa Bolsa Família (PBF). Segundo a Prefeitura de Resende e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, quem teve o benefício cancelado em maio por revisão mensal ou outros motivos não receberá as quatro parcelas inicialmente previstas.

Para consultar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o beneficiário deverá entrar no site voltado à consulta do Auxílio Emergencial, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”. Se o motivo do cancelamento do Auxílio Emergencial 2021 permitir contestação, o registro do cidadão será reavaliado pela Dataprev. Caso a solicitação seja aprovada, o cidadão poderá voltar a receber seu benefício. A diretora do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família em Resende, Kamila Rocha, explicou o passo a passo na hora de realizar a contestação.

— Para o público do Bolsa Família, o prazo começou no dia 17 de maio, e será encerrado nesta terça-feira, 1º de junho. É a última chance que o beneficiário do programa terá para recorrer e tentar garantir seu benefício do AE, caso seja possível. O Auxílio Emergencial 2021 pode ter sido suspenso por diversas razões, entre elas: se a pessoa conseguiu um trabalho ou passou a receber algum outro benefício; e por auditoria interna do Ministério da Cidadania ou de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo Kamila, o beneficiário deve acessar o site com os dados do CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento e verificar se há parcelas com a situação “cancelada”. Depois, deverá clicar no ícone “i” para obter mais dados sobre a parcela cancelada. Em seguida, clicar no botão “Contestar”. Logo, o sistema analisará se o motivo do cancelamento permite apresentar contestação. Depois de cadastrar a contestação com sucesso, o cidadão deverá aguardar a resposta da nova análise. É recomendado que o beneficiário acompanhe a situação pelo menos uma vez por semana. Se o pagamento for retomado, a situação será alterada de “cancelada” para “liberada”.

A oportunidade de contestação para os beneficiários do público geral e do Cadastro Único teve início no dia 18 de maio, com prazo final estipulado em 28 de maio.

EM CASO DE DÚVIDAS
Para sanar dúvidas ou outras informações, a Diretoria do Cadastro Único e Programa Bolsa Família está à disposição pelos telefones: (24) 3354 1458, 3355 0544 ou 3355 8290. O contato pode ser feito também pelos seguintes e-mails: cadastrounico.resende@hotmail.com ou pbfcadunico.resende@gmail.com. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por intermédio dos contatos do Ministério da Cidadania: telefone 121 (serviço gratuito e a ligação deve ser realizada por meio de telefone fixo ou celular); ou formulário eletrônico.

Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

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