Novos pluviômetros instalados em Resende ajudarão na prevenção de enchentes

Com o objetivo de melhorar o monitoramento meteorológico (e também hidrológico), para prevenção de desastres climáticos em especial nos meses de maior volume de chuva, foram instalados em Resende dois pluviômetros manuais no município, graças a uma parceria entre a Defesa Civil local e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, sendo o segundo instalado na semana passada, no estacionamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rua Eurídice Paulina de Almeida, nº 320, no bairro Vicentina II.

Em janeiro, foi colocado o primeiro pluviômetro manual na sede da Administração Regional do Distrito de Engenheiro Passos, na Avenida das Camélias. Mais dois têm previsão de instalação nos próximos anos. Os recursos foram doados pelo Inea, que firmou a parceira com o município no ano passado. Após solicitação feita pela Defesa Civil de Resende, em reunião na capital fluminense em 2020, a equipe técnica do Inea visitou os locais previamente escolhidos para a futura instalação dos equipamentos. Os outros dois pluviômetros manuais a serem doados deverão ser instalados na Vargem Grande e na Vila da Fumaça.

O diretor-geral da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, frisou que a aquisição dos pluviômetros manuais ocorreu a partir do estudo de viabilidade, que também pleiteia o fornecimento de três sensores de nível pelo Inea.

— O governo municipal está empenhado pela busca constante da modernização de todo o sistema de monitoramento de rios da cidade, além de ações que visam melhorias em tecnologias de acompanhamento meteorológico. Para a ampliação e novos avanços do sistema de monitoramento do Rio Paraíba e seus afluentes, o estudo de viabilidade foca no fornecimento de três sensores de nível e quatro pluviômetros manuais.

Segundo o diretor-geral, os sensores de nível para acompanhamento dos rios deverão ser implantados em três locais: no Rio Paraíba do Sul, em frente à sede da Administração Municipal; no Rio Alambari, altura do bairro Jardim Tropical; e no Córrego Água Branca, altura da sede da Administração Regional de Engenheiro Passos. “Vale destacar que, atualmente, o município conta com três pluviômetros automáticos, que monitoram a quantidade de chuva acumulada por tempo avaliada nas estações de Alphaville, Cidade Alegria e Visconde de Mauá, instaladas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)”, cita.

Hoje, ele acrescenta que este monitoramento foca os níveis dos rios do município e seus afluentes – Sesmaria, Rio Paraíba do Sul e Rio Preto. A Estação Hidrológica do Rio Sesmaria, que capta dados via radar para o satélite, funciona na ponte do Alphaville, e mede o nível do afluente. Em 2020, esta estação automática passou pela sua primeira manutenção desde a sua instalação. O trabalho foi realizado por técnicos do Cemaden/RJ.

Em relação aos quatro pluviômetros, a Defesa Civil de Resende ajudará na sua manutenção, que deverá ocorrer uma vez por mês, em auxílio ao Inea, que já possui uma equipe especializada contratada para o serviço. As intervenções nos pluviômetros servem para garantir o bom desempenho da leitura das informações técnicas. Os equipamentos entregues pelo Inea ajudam a evitar grandes transtornos em possíveis inundações, no controle das áreas consideradas de risco, dentre outros benefícios.

A equipe da Defesa Civil segue com os trabalhos preventivos como o mapeamento de áreas de risco e o acompanhamento meteorológico, além de atuar na instrução quanto aos casos de emergência e calamidades públicas, durante todo o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As atividades seguem respeitando todos os protocolos de segurança sanitária neste período.

A Defesa Civil funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, situado na Rua Augusto Xavier de Lima, 251, no bairro Jardim Jalisco, das 9h às 17h (com atendimento 24h para emergência por meio do telefone 199). Para obter mais informações sobre o órgão, basta entrar em contato pelo número (24) 3360-9260.

Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.