Itatiaia amplia horários de funcionamento de estabelecimentos mesmo com bandeira vermelha

Itatiaia é o único município da Região das Agulhas Negras em bandeira vermelha (Foto: Reprodução/SES-RJ)

Segundo o levantamento da 30ª atualização do Mapa de Risco Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, divulgada na sexta-feira, dia 14, a Região do Médio Paraíba segue na bandeira laranja, que significa risco moderado de contágio, assim como a maioria dos municípios da Região das Agulhas Negras. Mas esse não parece ser o caso de Itatiaia, que no levantamento dos municípios foi classificada na bandeira vermelha, com risco alto para a doença.

A análise compara a semana epidemiológica 17 (25 de abril a 01 de maio) com a 15 (11 a 17 de abril) de 2021, e mostra que o município, de aproximadamente 32 mil habitantes, apresentou risco maior de contágio em seu território do que a vizinha Resende, e também municípios como Quatis, Porto Real, e até mesmo Barra Mansa e Volta Redonda. Em uma escala que varia de 1 a 31 pontos (quanto maior a pontuação em relação aos critérios de classificação da bandeira, maior o risco), a terra do Pico atingiu 20 pontos, enquanto Resende esteve em 17 pontos, Quatis e Porto Real ficaram em 14 pontos e Barra Mansa ficou em 12 pontos. Com exceção de Itatiaia, todas foram classificadas como risco moderado.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Em todo o estado, apenas Paraty, na Região da Baía da Ilha Grande, apresentou risco muito alto para a doença (bandeira roxa) no último levantamento, chegando a pontuação máxima de 31.

Isso mostra que sendo um município sem a infraestrutura de UTIs, diferente do que ocorre em Resende, Itatiaia não apresnta dados sobre ocupações de leitos (Resende, por exemplo, tem ocupação de 34% nas enfermarias e de 62% nas UTIs, segundo os últimos dados) na última semana. No entanto, no levantamento das notificações também teve alta no número de óbitos (na semana 15 tinha três mortes e na semana 17 esse índice chegou a sete mortos), mesmo com a pequena queda de casos confirmados (119 casos confirmados na semana 15 e 112 casos na semana 17).

Fora das semanas do levantamento, na semana 18, o número de mortos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a seis, contra três na semana 17 e uma morte na semana 15. Entre as duas semanas do levantamento, foram registradas mais cinco mortes na semana 16. Entre as semanas 15 e 19, também aumentou o número de internações (quatro na semana 15, com aumento de seis internações na semana 16 e de sete nas semana 17 e 19, e mais cinco na semana 18).

Ainda assim, a Prefeitura de Itatiaia optou por ampliar o horário de funcionamento de bares e restaurantes, em decreto assinado pelo prefeito Imberê Moreira (PRTB) no mesmo dia da divulgação do levantamento. O Decreto nº 3670, que mantém as medidas preventivas de controle e contenção de riscos relacionados ao novo coronavírus, que já estavam em vigor e amplia o horário de funcionamento de bares, restaurantes e similares”.

Segundo o documento, que não traz justificativas para as mudanças, o horário de atendimento presencial ao público nesses estabelecimentos, que se estendia até às 22h, foi ampliado para até meia-noite. Após o horário serão permitidas apenas as modalidades delivery, drive-thru e entrega rápida com retirada do produto no estabelecimento (take-away).

Os estabelecimentos poderão continuar com suas atividades desde que cumpram, de acordo com a natureza da atividade econômica exercida, as medidas sanitárias de prevenção à proliferação do coronavírus e as medidas profiláticas que ainda estão em vigor em outros decretos (nº 3.628/21, nº 3.640/21, do nº 3.645/21, e nº 3.657/21).

Entre as medidas, estão a limitação em 50% da capacidade de lotação, considerando-se apenas o público sentado; a proibição da permanência de público em pé, a organização de filas, quando necessário, a fim de serem mantidos os espaçamentos de 1,5 metros entre as pessoas; o afastamento mínimo de 1,5 metros de distância entre as mesas; e a proibição de espaço reservado para pista de dança.

O novo decreto também traz outras mudanças. Uma deles é a autorização de apresentações com música ao vivo ou eletrônica nos estabelecimentos localizados no Município de Itatiaia, até as 23h, e também a ampliação do horário de circulação de pessoas nas vias, áreas e praças públicas, que passa a ser de meia-noite às 5h. Na determinação anterior, a proibição era entre 22h e 5h.

O decreto completo pode ser acessado no Boletim Oficial do Portal da Prefeitura de Itatiaia.

Foto: Divulgação/PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.