Barra Mansa e Resende recebem novos lotes de vacinas contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, dia 10, um novo lote com vacinas contra a Covid-19 foi entregue aos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, o território fluminense recebeu 427.200 doses, sendo 331.200 doses de Oxford/AstraZeneca para primeira aplicação e 96 mil de CoronaVac para segunda aplicação.

Alguns municípios do Médio Paraíba receberam as doses no Parque da Cidade, em Barra Mansa, sende que a cidade de origem do desembarque recebeu 8.240 doses de vacina, sendo 5.580 doses da AstraZeneca e 2.660 da Coronavac, que contemplarão primeiras e segundas doses, ampliando o público que faz parte do Plano Nacional de Imunização.

Já Resende conta ao todo com 4.480 doses, sendo 180 para a segunda dose da vacina Coronavac; além de 1.620 para a primeira dose do imunizante AstraZeneca e 2.680 de segunda dose também da vacina AstraZeneca. As doses serão destinadas à vacinação  de gestantes, puérperas de até 45 dias, pessoas com Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro Autista, para maiores de 18 anos, e para os grupos que ainda precisam tomar a segunda dose.

As vacinas entregues a Barra Mansa e Resende foram enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que começou a distribuir as doses na última quinta-feira, dia 6, prosseguiu na sexta-feira, dia 7, e foi finalizada nesta segunda-feira.

O primeiro município a buscar suas doses foi o Rio de Janeiro, que retirou parte do seu lote na quinta e o restante na sexta, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. Já o município-sede da CGA, São Gonçalo e Maricá retiraram parte de suas doses na sexta e o restante no sábado, dia 8, também na CGA. Na segunda-feira, foi realizada a entrega terrestre para 17 municípios das regiões Metropolitanas I e II, e por via aérea por helicópteros para os outros 71 municípios, incluindo o Médio Paraíba.

– Vamos continuar mantendo o esquema logístico de entrega da vacina que está sendo realizado desde o início da vacinação. Todos os municípios recebem o imunizante com a mesma celeridade – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Segundo a SES, o imunizante da Oxford/AstraZeneca é destinado à segunda dose de trabalhadores da saúde, pessoas de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, povos e comunidades tradicionais quilombolas. Quanto às doses de CoronaVac, todas são para segunda aplicação de pessoas com 60 a 64 anos, forças de segurança e salvamento e armadas e trabalhadores da saúde.

Antes da entrega, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) enviou, na quarta-feira, dia 5, ofício aos 92 municípios para que informassem o total de doses de segunda aplicação da vacina CoronaVac que estavam pendentes. A planilha foi encaminhada ao Ministério da Saúde, solicitando reposição dessas doses.

Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais (Cosems), ficou definido que as doses de CoronaVac que chegaram ao estado serão enviadas aos municípios que informaram déficit. Dessa forma, os imunizantes foram distribuídos de forma equânime e percentual, de acordo com o total informado por cada Secretaria municipal de Saúde.

Até as 9h desta segunda-feira, dia 10, o estado registrava 2.653.773 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 1.214.508 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado clicando aqui.

Foto: Paulo Dimas/Divulgação PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.