Resende registra saldo positivo de contratações desde outubro de 2020

Desde o mês de outubro do ano passado, o município de Resende não sabe o que é registrar um número maior de demissões em relação ao de contratados. E essas marcas seguem em alta mesmo com o crescente número de casos de pessoas doentes e internadas durante a pandemia da Covid-19 registrado nos últimos meses.

No período entre janeiro e março deste ano o saldo ficou positivo, com 557 contratações em janeiro, outras 336 em fevereiro e também mais 398 em março, totalizando 1.291 admissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que no mesmo período de janeiro a março do ano passado, quando o mundo ainda começava a sentir os efeitos da pandemia da Covid-19, curiosamente os números foram negativos no mercado de trabalho, com 354 dispensas. Algo que chegou a se agravar após a chegada do vírus ao Brasil e melhorou no final de 2020.

Somente no mês de março deste ano, foram 1.326 admissões contra 928 demissões. Os principais grupamentos de atividades econômicas ficaram no verde no mês de março e colaboraram para o resultado final. O setor de serviços realizou 205 contratações, seguido dos 147 postos da indústria, 28 do comércio e 19 da construção. A maioria dos admitidos tem idade entre 18 a 24 anos, possuem Ensino Médio completo e são do sexo masculino.

Os índices são melhores que os de outros municípios vizinhos, como Barra Mansa. Com uma população de mais de 184 mil habitantes, maior que a de Resende, que tem pouco mais de 131 mil habitantes (dados de 2019, segundo o IBGE), foram registradas em março deste ano apenas 1.081 admissões e 824 demissões, com saldo de 257 contratações.

Em março o setor de serviços e de comércio da cidade realizou 118 contratações, seguido dos 67 postos da indústria, e apenas o setor de manutenção e o poder público apresentaram índices negativos. A maioria dos admitidos também tem idade entre 18 a 24 anos e possuem Ensino Médio completo, mas as mulheres são maioria entre as pessoas contratadas.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o resultado positivo em Resende reflete os esforços da Prefeitura para criar um ambiente favorável aos negócios.

– A aproximação entre o poder público e a iniciativa privada é um dos fatores que aquecem este mercado. Apesar do momento que atravessamos, os dados mostram que a recuperação gradual da atividade nacional já é um reflexo aqui em Resende. O Sine, por exemplo, que executa um papel fundamental na intermediação dos postos de trabalho com as mais diversas empresas foi responsável por quase 10% do saldo positivo do mês de março. E é assim, seguindo as diretrizes do prefeito Diogo Balieiro Diniz, que vamos continuar posicionando o município no caminho do desenvolvimento – destaca o secretário.

Os dados sobre admissões e demissões Resende e outras cidades da região podem ser conferidos acessando o site do Caged.

MAIS UMA LOJA SERÁ INAUGURADA EM RESENDE
Um dos empreendimentos responsáveis pelo aumento dos empregos formais em Resende já tem data prevista para inauguração, uma vez que a construção da nova loja do grupo varejista Havan está quase pronta: será no dia 19 de maio. A estrutura – que vem sendo montada no bairro Paraíso – depois de pronta, vai gerar 200 postos de trabalho, segundo informações da Prefeitura de Resende. O local passa por finalização do assentamento de pisos, sistema de ventilação, conclusão da implantação de paredes e na construção da base da tradicional estátua da liberdade.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.