SOCIAL LAÍS AMARAL

A Guerra Santa por fiéis latino-americanos
A cada dia compreendemos mais um pouco os motivos da nova saga missionária da Igreja Católica. E seu foco preferencial na América do Sul. Olhando por um prisma mais crítico e entendendo o Vaticano como um Estado que exporta influência política, não é difícil ver o interesse no continente que vem assumindo uma postura mais independente, com governos populares nas últimas décadas. Claro que o Vaticano vai se aliar à camada mais conservadora da estratificação política. Como foi na maioria dos tempos. O outro prisma passa pela sobrevivência da poderosa Instituição que vem sendo sangrada, com fieis migrando com força para seitas pentecostais, principalmente. E o foco tem que ser mesmo o continente americano já que o Velho Mundo parece estar cansando da velha ordem. No país do antecessor de “Francisco”, por exemplo, a coisa está feia. A arquidiocese de Berlim está liquidando templos católicos por falta de freqüentadores. Compra-se uma igreja por 135 mil Euros, mas também há capelas a preço de ocasião: 20 mil Euros, informa o diário espanhol El País, em matéria replicada pela Folha de São Paulo. Mas lá os evangélicos não têm motivo para regozijo. Estão torrando 170 templos e 140 terrenos. A matéria informa que de 1990 a 2010, foram fechados 340 templos evangélicos. Em 2011, foram 400 templos católicos fechados. O índice de católicos caiu 10% desde 1990 e o de evangélicos, 17% no mesmo período. Podemos concluir que, se a Igreja Católica vem com força total para tentar recuperar o espaço perdido no Continente Sul Americano, os evangélicos não farão por menos. Eles também têm seus marketeiros, aliados políticos e buscam cada vez mais ganhar territórios políticos. Vide a discrepante ocupação da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. PS: Ainda na Alemanha um templo evangélico, por falta de fiéis, foi vendido recentemente para seguidores do Islã, a segunda maior religião do mundo.

Tributo ao Lico será neste domingo, dia 7
Será realizado neste domingo, dia 7, a partir das 14 horas no galpão principal do Parque de Exposições, um grande show musical, na realidade um tributo a Lair Lucas de Souza Filho, o Lico, músico dos mais atuantes nos últimos anos em Resende, e, falecido prematuramente, aos 41 anos de idade. Segundo o advogado e também músico, Julio Reymão, serão cerca de 50 músicos distribuídos em dezessete bandas de rock, pop rock e MPB. A iniciativa foi dos próprios músicos e amigos, todos pertencentes ao vasto ciclo de amizades cultivado pelo saudoso músico, entre eles o publicitário Ângelo Sgarbossa, o DJ Fernando Pineschi, entre outros. Além do tributo, o show tem como objetivo conseguir recursos, uma ajuda financeira à família do artista (esposa e dois filhos). Todos os músicos abriram mão do cachê e a renda da bilheteria será integralmente destinada à viúva e filhos de Lico. O show será filmado e gravado, para a produção de um DVD a ser comercializado mais a frente. Taí um programa bem legal para uma tarde de domingo. Isso é que é unir o útil ao agradável.

TRIPA
* Neste final de semana (sexta, sábado e domingo), será comemorado o trigésimo aniversário da Cidade Alegria, o bairro mais populoso de Resende. A festa será na Rua Fausto Barbosa e terá Tiago Oliveira, Bokaloka e Gravidade Zero (que se apresenta no domingo à noite) como as principais atrações musicais. Também no domingo, enriquecendo a festa, acontece a partir das 9 horas o programa ‘Resende Saudável’, da Prefeitura, que leva serviço e entretenimento às populações da periferia da cidade, com a participação de várias secretarias municipais e instituições das esferas, Estadual e Federal *Amanhã, sábado (6) tem regata no Rio Paraíba do Sul, em Resende, a partir das 8 horas. A saída será em frente ao Clube Gssan. A realização é da Aman com apoio da Prefeitura de Resende * No domingo, tem o ‘Passeio Ciclístico Bem Viver’ realizado pelo Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC). A largada está marcada para as 10 horas no Parque das Águas, onde também será a chegada. Mas já a partir das 8 horas estarão sendo realizadas atividades agregadas como: Testes do Câncer Bucal, do Câncer de Mama e de Pele e sorteio de prêmios. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da TV Rio Sul * O advogado Pedro Felizardo amplia suas possibilidades de prestação de serviços. Felizardo está inaugurando um novo escritório de advocacia, neste final de semana, dessa vez na Cidade Alegria. Mais um passo coerente na sua vida profissional, majoritariamente voltada ao público menos favorecido. Boa Sorte! * A Companhia Teatral Liatt, de Resende, está se apresentando na mostra paralela do festival de Teatro de Curitiba, pelo terceiro ano seguido. A turma levou duas peças: o drama ‘Segredos de Confissão’ e a comédia “Para rir e chorar de rir”, ambas escritas e dirigidas por Leandro Resende que também atua. Além dele completam o elenco: Nayara Souza, Marco Esch, Sônia Pimenta, José Moura, Naiara Castilho e Rodrigo Carvalho * Resende rumo a Tókio !

ANIVERSÁRIOS
A semana começou no 1º de Abril, mas os aniversariantes são bem verdadeiros: Shirley Rezende, Claudia Villela, Gleisiane Pereira e o Rui Paiva. Na terça, dia 2, outro quarteto mudou de idade: Sergio Oliveira, o ‘Chumbinho’, a Ana Paula David, o botafoguense Kiko Besouchet e o amigo Ricardo Paiva, o ‘Ferrugem’. Na quarta, dia 3, inauguraram idade nova a Míriam Aniceto e o amigo, Ângelo Tramezzino, o pai do Francisco. Ontem, dia 4, o Flavinho Carneiro e a Marcele Alves ficaram mais experientes e no domingo, dia 7, quem sobra velinhas é a Luciana Bento. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma muito legal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.