Foi prorrogado nesta segunda-feira, dia 12, pela Receita Federal o prazo final de entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2021, ano calendário 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio deste ano. De acordo com o órgão público, as prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional.
Importante destacar que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o contribuinte receberá a sua restituição de imposto de renda. Em razão do adiamento, quem desejar pagar o imposto via débito automático desde a primeira cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio.
Para aqueles que não optarem pelo débito automático, as declarações de todas as cotas poderão ser emitidas pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado através do site da Receita Federal.
Para acessar a declaração pré-preenchida o usuário deve estar com o app Meu Gov.Br instalado no seu celular ou tablet e com a configuração de verificação de duas etapas habilitada. Para saber mais sobre a Declaração de Imposto de Renda clique aqui.
Foto: Divulgação/Receita Federal