Mapa de Risco da covid-19 coloca região do Médio Paraíba em bandeira vermelha

O aumento rápido nas internações nas UTIs e enfermarias registradas em outros estados e regiões brasileiras já virou realidade em Resende e outros municípios do Médio Paraíba, de acordo com a 23ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), divulgado na última quarta-feira, dia 24. A região – que estava na bandeira laranja (risco moderado) na edição passada do mapa – apresentou piora nos índices, tanto na ocupação dos leitos de UTI (91%) e de enfermaria (65%), quanto no aumento do número de mortes (33%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (47%), e passou a integrar a bandeira vermelha (risco alto), assim como as regiões da Baía de Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Norte e Noroeste.

Dessa vez, além da região Centro-Sul, outras duas regiões estão em bandeira roxa (risco muito alto): Litorânea (onde ficam os municípios de Cabo Frio e Búzios), e Metropolitana I (onde ficam a capital e municípios da baixada fluminense).

Na comparação do período analisado (07 a 13 de março e 21 a 27 de fevereiro), o Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de mortes (2%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (24%). As taxas de ocupação de leitos do estado, segundo os mesmos dados, estão em 92% para UTI, e em 78% para enfermaria. Ainda neste final de semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que uma ação conjunta com o Ministério da Saúde possibilitará a abertura de 557 leitos, sendo 324 de UTI, até a próxima semana.

Na rede estadual, foram abertos 89 leitos de UTI e 10 de enfermaria, esta semana, nos hospitais Zilda Arns (em Volta Redonda), Anchieta, João Batista Caffaro, Carlos Chagas e Adão Pereira Nunes. Até a próxima quarta-feira, dia 31, serão inseridos na Central de Regulação Estadual (CER) mais 104 leitos de UTI e 56 de enfermaria. São leitos privados contratados por meio de chamamento público. Até o dia 2 de abril, outros 27 leitos de UTI da rede estadual serão inseridos na CER. No total, entre esta semana e a próxima, a ampliação chegará a 366 leitos.

Quanto à rede federal, a ação conjunta com a SES já conseguiu inserir na CER 76 leitos de UTI e 136 de enfermaria. Até o próximo dia 2, o Ministério da Saúde informou que outros 28 leitos de UTI e 31 de enfermaria serão destinados a pacientes com covid-19 e inseridos na regulação unificada. Com isso, o número de leitos abertos na rede federal e regulados pelo estado será de 271, sendo 104 de UTI.

MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) publicou por meio de 30 Promotorias de Justiça com atribuição na área da Saúde do Estado na última quinta-feira, dia 25, recomendação conjunta ao governo do estado para que sejam adotadas medidas mais restritivas de isolamento social da população, no âmbito estadual, devido ao aumento do número de casos de covid-19. A recomendação conjunta, segundo o órgão, objetiva a adoção de medidas preventivas de modo a garantir que a mudança do calendário produza os efeitos epidemiológicos desejados, ajudando a frear o agravamento da pandemia no estado.

Uma das recomendações do documento é o incremento das ações de fiscalização a cargo da administração pública estadual quanto ao cumprimento das medidas de distanciamento social e a promoção de campanhas públicas, de modo a ampliar a conscientização da população sobre a necessidade do distanciamento social e do uso de máscara e de higiene como meios de contenção do contágio.

Outra medida recomendada é a ampliação, dentro das possibilidades do estado, do número de leitos de enfermaria e UTI disponibilizados à população pelo Sistema Único de Saúde, além da adoção para a aquisição de recursos essenciais ao atendimento aos pacientes internados com a doença.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.