Itatiaia terá quatro concorrentes nas eleições suplementares para prefeito

Da esquerda para a direita: Almir Dumay (PTC); Bruno Diniz (SDD); Imberê Moreira (PRTB) e Irineu Nogueira (PTB) (Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Pedro Luz/PMI)

No último final de semana, foram definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os quatro candidatos à Prefeitura de Itatiaia para as eleições suplementares do dia 11 de abril. São eles: Irineu Nogueira (PTB), Bruno Diniz (SDD), Almir Dumay (PTC) e Imberê Alves (PRTB), que assumiu o cargo de prefeito interino. As novas eleições foram marcadas pelo TSE depois que o prefeito eleito no pleito de 2020, Eduardo Guedes, o Dudu (PSC), teve sua candidatura indeferida após o entendimento do tribunal de que ele estaria exercendo um terceiro mandato, o que é ilegal segundo a legislação.

Dos quatro concorrentes, um deles já é conhecido da população. Prefeito do município entre 1997 e 2004, Almir Dumay Lima oficializou a pré-candidatura no dia 28 de fevereiro e terá como vice-prefeita em sua chapa Maitê Guimarães, do mesmo partido. Ele se filiou ao PTC no final de outubro do ano passado.

O atual prefeito do município também decidiu entrar na disputa e oficializou sua pré-candidatura no mesmo dia que o concorrente. Eleito vereador nas eleições de 2020, e posteriormente escolhido como presidente da Câmara após tomar posse, Imberê Moreira Alves assumiu a prefeitura com o indeferimento da candidatura de Dudu e terá o vereador Vander Leite (PP) como seu vice na chapa.

Outro concorrente ao pleito esteve presente na disputa das eleições para prefeito do ano passado. É o caso do empresário Irineu Nogueira, que em convenção realizada no dia 23 de fevereiro, escolheu como vice o ex-concorrente Denilson Sampaio (PSDB). Ambos foram segundo e terceiro colocados nas eleições, respectivamente, perdendo para Dudu.

E o último da lista é Bruno Guimarães Diniz, que oficializou sua pré-candidatura emm 28 de fevereiro, e terá o apoio de políticos do município de partidos como o PL, DEM e PSB. Seu candidato a vice é João Márcio Albino (PSC).

A propaganda eleitoral já pode ser realizada pelos candidatos, desde que respeitadas as proibições para fazer campanhas em ruas e edifícios públicos, cinemas, clubes, templos, lojas e centros comerciais. Também são probidas a distribuição de materiais de construção ou cestas básicas em troca de votos, sob pena de crime por compra de votos. O candidato eleito tomará posse no dia 3 de maio e exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2024.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.