Hemonúcleo de Resende pede doações de sangue tipos O positivo e negativo

O Núcleo de Hemoterapia de Resende (NHR) anunciou que está precisando de doação dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, que estão em níveis críticos no estoque. Devido ao baixo estoque do tipo O, a reposição deve ocorrer urgentemente, já que o Hemonúcleo de Resende atende hospitais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

Para fazer parte desta campanha, o agendamento para a doação é imprescindível, visando evitar aglomerações em virtude da pandemia da covid-19. A coordenadora do NHR, a biomédica Maria Fernanda Macedo de Aguiar, explica como deve ser feito o agendamento em meio à pandemia, lembrando quais são os requisitos básicos para doar sangue.

— O doador deve apresentar boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50kg e usar máscara de proteção. Deve ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido realizada até 60 anos; menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. O doador não pode estar gripado nem resfriado. Quem foi infectado por covid-19 com sintomas leves, pode doar após 30 dias contados a partir do término dos sinais da doença – frisa.

Para fazer a doação, é necessário agendar dia e horário para o comparecimento à sede do NHR, que funciona ao lado do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, munido de documento oficial com foto. Embora a maior necessidade seja para o tipo sanguíneo O, vale destacar que os níveis do estoque dos demais: A+ em alerta; A- estável; B+ e B- estáveis; e AB positivo e negativo também estão em níveis críticos. O telefone do Núcleo de Hemoterapia para agendamento é o (24) 3381-4834.

Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.