SES-RJ envia um novo lote de vacinas contra covid-19 aos municípios

Uma semana depois de várias cidades brasileiras anunciarem que os estoques de vacina estavam se esgotando, obrigando a interrupção da imunização, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou que está distribuindo na manhã desta segunda-feira, dia 22, um novo lote de segunda dose de vacinas para a maioria dos 92 municípios fluminenses, incluindo Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real. Ao todo, serão distribuídas mais 193.500 doses do imunizante para garantir o esquema vacinal.

A distribuição, segundo a SES-RJ começou nesta sexta-feira, dia 19, com a remessa de 173.500 segundas doses da vacina da Coronavac, mais 20 mil doses (sendo 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda), que estavam armazenadas na Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, como reserva técnica para casos de reposição. Além disso, no mesmo dia Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá foram os primeiros municípios a receber os lotes do imunizante.

O trabalho de entrega da vacina para os outros 88 municípios está sendo realizado desde às 7h desta segunda-feira por quatro helicópteros do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado, e apoio da Polícia Civil.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), através de ofício enviado aos 92 municípios, orientou sobre “a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI)”. Além disso, a SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja totalmente utilizado.

A vacinação segue acontecendo com os grupos prioritários para a primeira fase estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde composto por profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação; pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos; pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas; trabalhadores dessas instituições; povos indígenas vivendo em terras indígenas; e idosos com mais de 90 anos.

Até o último dia 19, a secretaria já recebeu 1.040.320 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Até o último dia 11, haviam sido entregues 842.890 doses aos 92 municípios. Dessas, 242.060 eram destinadas à segunda dose da Coronavac, para atender à população que recebeu o imunizante enviado no primeiro lote, do dia 20 de janeiro.

Segundo o último levantamento da SES-RJ, até as 9h deste domingo, dia 21, todo o estado registrou 427.482 pessoas imunizadas com a primeira dose e 80.876 com a segunda dose da vacina contra a covid-19. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios. O vacinômetro pode ser acessado por um site voltado a campanha de vacinação em todo o estado.

RESENDE E QUATIS RECEBEM MAIS DE 1,8 MIL DOSES
Segundo dados da Prefeitura de Resende, o município recebeu a remessa de 1.490 doses para ser aplicada na segunda etapa, além de outras 170 para a primeira dose da vacina a grupos prioritários como idosos acima de 85 anos e os profissionais liberais da saúde, que devem comprovar que estão atuando na área no momento. Na última atualização do vacinômetro, do dia 21 de fevereiro, já foram aplicadas 5.529 doses contra a Covid-19, sendo 4.031 da primeira e 1.498 da segunda dose.

Em Quatis, de acordo com a prefeitura local, foram enviadas 150 doses da vacina Coronavac, sendo 140 doses destinadas à aplicação da segunda dose, que será destinada aos profissionais da saúde e dos idosos que já foram imunizados. E a primeira dose (10 doses) será destinada aos idosos (de 88 e 89 anos).

Foto: Divulgação/SES-RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.