MPRJ recomenda que Barra Mansa priorize imunização de idosos com novas vacinas

No mesmo dia em que Barra Mansa recebeu as novas doses da vacina da coronavac (na quinta-feira, dia 11), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda recomendaram ao município de Barra Mansa para que as novas remessas das vacinas contra a covid-19 sejam disponibilizadas, prioritariamente, para a imunização dos idosos, seguindo os critérios de prioridade previstos no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O texto do documento ressalta que a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a covid-19 foi escolhida segundo critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença, e que em alguns municípios do estado do Rio, a exemplo da capital, já estão realizando a imunização de idosos, tendo em vista o alto índice de letalidade da doença em pessoas com mais de 60 anos.

Além disso, destaca que como o número de doses disponíveis no país ainda é insuficiente para a imunização de todas as pessoas integrantes de grupos prioritários, faz-se necessário que os gestores adotem estratégias para a vacinação do público mais vulnerável.

A prefeitura informou que Barra Mansa vem vacinando idosos com mais de 90 anos desde o último sábado, dia 4, sendo que passou a atender os idosos acamados em seus domicílios a partir dos 60 anos na terça-feira, dia 9, e a população que tem entre 85 e 89 anos começou a ser imunizada nesta sexta-feira, dia 12, no Parque da Cidade, em sistema drive thru.

O município recebeu nesta quinta-feira o terceiro lote do imunizante coronavac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac, com 1.490 doses, no Parque da Cidade. Barra Mansa recebeu até o momento um total de 7.860 doses da vacina contra a covid-19.

Fotos: Divulgação/PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.