Arquivo Histórico Municipal ganha nova sede em Resende

O ano de 2021 começou com mudanças para a preservação da história do município de Resende. A partir de agora, o acervo do Arquivo Histórico Municipal tem uma nova sede: a antiga Caixa d´Água, localizada na Rua Juca de Mattos, na entrada do bairro Alto dos Passos. Construída em 1876, e recuperada em 2013, possui duas salas amplas e um subsolo capazes de receber e acomodar o acervo, além de possibilitar o armazenamento de outras coleções e fundos futuramente.

O Arquivo Histórico é responsável pela salvaguarda de um importante acervo documental de nosso município, entre os itens, destacam-se: a rica coleção de periódicos dos séculos XIX, XX e XXI; o fundo da Câmara Municipal com Atas, Contas e Ofícios; e as publicações e fotos sobre a história de Resende.

Segundo o diretor do Arquivo Histórico Municipal de Resende, Angelo Tramezzino, além da mudança de sede, o planejamento prevê um processo de adequação e modernização, seguindo as normas e as boas práticas técnicas.

– Estamos articulando todo o processo de modernização, visando garantir a preservação do acervo e outras melhorias que contribuam para conservar a história da cidade. Estão em curso: a cooperação técnica com a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa; e a organização, a higienização e a condicionamento do acervo. Também será realizada a aquisição de equipamentos: mesa de higienização; climatizadores; desumidificadores; controle de umidade; e laboratório de digitalização – complementa.

Nesta primeira etapa de implantação, a prioridade é estabilizar o acervo: organizando, higienizando; e condicionando a documentação para que pesquisadores e universitários possam acessar os documentos. A previsão é de que a hemeroteca e a biblioteca do Arquivo Histórico possam receber visitas e consultas entre o fim de março e o início de abril.

Paralelamente, será feito um levantamento dos documentos que necessitam de restauração para viabilizar esta ação o quanto antes. Também segue em estudo a viabilização do processo de digitalização documental, com o objetivo de disponibilizar consultas on-line ao acervo do Arquivo Histórico Municipal.

HOMENAGEM A CLAUDIONOR ROSA
As salas ocupadas pelo Arquivo Histórico na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) serão destinadas ao Centro de Memória Claudionor Rosa, que contará com uma exposição permanente contando a História de Resende. O Centro de Memória Claudionor Rosa será ponto de referência na divulgação da história do município, servindo para consultas escolares e execução do programa de educação patrimonial.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.