Dia Mundial do Autismo: os desafios de autistas, pais e profissionais

autismo2Neste sábado, dia 2, é comemorado o Dia Mundial do Autismo, e em Resende o dia foi de caminhada, que começou às 9 horas, próximo ao Colégio Estadual Oliveira Botelho, e terminou na sede do Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), no bairro Jardim Brasília, com a participação de usuários, pais e profissionais da área de atendimento. Por mais que a data signifique avanço para os usuários do município, todos reconhecem que muita coisa ainda precisa ser melhorada.

autismo3Durante o discurso dos profissionais e autoridades presentes, houve uma queixa colocada pelo pai de uma das crianças atendidas no Cemear. “Este ano, nós que somos pais e precisamos de trabalhar observamos que não foi possível participarmos da semana do conscientização do autismo, pois os eventos sempre aconteceram no período da tarde às segundas, quartas e sextas. Creio que isso não aconteceu por maldade, mas os horários têm de contemplar todos”, reclama o engenheiro Cláudio de Oliveira (foto), pai de Daniel Oliveira, de 8 anos, atendido no Cemear.

A diretora do Cemear, Raquel Vitorino, relembra o desafio que aceitou enfrentar nesses 4 anos de trabalho pelo autismo. “Trabalhava pela Pestalozzi há quatro anos, e na Rede Pública de ensino (Rede Municipal de Ensino Público de Resende (Remep) há 24 anos, que lançou esse desafio de trabalhar as necessidades específicas de quem tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje nossa maior dificuldade é com os profissionais preparados para trabalhar com os usuários, que estão em falta, pois eles precisam saber lidar com casos mais severos do transtorno. Por esse motivo não tivemos como ampliar as vagas para usuários (que chegam a 26 atendidos contra 25 profissionais), mesmo com a grande demanda”, diz.

Um dos funcionários recentemente integrados ao Cemear é o artista plástico e arteterapeuta Tiago Gomes, que pela primeira vez faz um trabalho voltado às necessidades dos autistas. “É uma experiência muito enriquecedora, você vai aprendendo todos os dias porque os usuários precisam de um atendimento especial e especializado”.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007, que definiu a data para mostrar e alertar sobre o transtorno. Em Resende, autistas e familiares contam com os serviços do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, inaugurado em agosto de 2014 e mantido pela Prefeitura.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que atua nas áreas de habilidades básicas, alfabetização, comunicação alternativa e aumentativa, educação física estruturada, educação de saúde bucal, Atividade de Vida Diária (AVD)/ Atividade de Vida Prática (AVP), arteterapia, psicologia escolar e serviço social. Hoje são atendidas 27 pessoas com idade entre três e 36 anos, mas o Cemear atende todas as faixas etárias.

Como a sede está no momento passando por obras, a equipe está atendendo provisoriamente na Rua Coronel Brasiel, s/nº, em Campos Elíseos, próximo à banca de jornal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone 3360-9390.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.