Vacinação contra covid-19 preocupa hemonúcleos da região

Necessitando de estoque de sangue, Hemonúcleo de Resende está preocupado com período de inaptidão das vacinas

O início da vacinação contra a covid-19 em todo o país acendeu um alerta para os dois hemonúcleos da região do Médio Paraíba. Com baixos níveis no estoque do banco de sangue, as unidades de Barra Mansa e Resende estão orientando seus doadores contemplados entre os grupos prioritários da campanha de imunização a fazerem suas doações antes de serem vacinados.

É que segundo a coordenadora do Hemonúcleo de Resende, a biomédica Maria Fernanda Aguiar, existe um período de inaptidão para a doação de sangue associada ao uso das vacinas. Para ela, todos os imunizantes possuem um período de inaptidão específico para a doação de sangue, pois podem ocasionar algum tipo de interferência nos resultados dos exames. Essa inaptidão temporária também está valendo para as vacinas da Coronavac e de Oxford/Astrazeneca, que atualmente estão sendo aplicadas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, esse período de inaptidão é de 48 horas a cada dose da Coronavac e 7 dias a cada dose da Oxford/Astrazeneca. Estes dados seguem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Para doarem sangue, os voluntários deverão informar a data correta que foram imunizados com a vacina da covid-19 ou apresentar o comprovante de vacinação.

Em virtude da pandemia do coronavírus, as pessoas interessadas em doar sangue deverão fazer agendamento prévio pelo telefone (24) 3381- 4834 para evitar aglomerações. O Hemonúcleo de Resende funciona em anexo ao Hospital de Emergência, de segunda a sexta-feira, de 8 às 11h. Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório assim como a higienização das mãos e o distanciamento social. Para doar sangue são necessários apresentar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e no caso de menores de idade deve ter a autorização dos pais ou responsáveis.

O banco de sangue atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Atualmente os tipos sanguíneos em estado crítico são: O+, O-, B- e AB-; enquanto que o B+ está em estado de alerta. E os tipos A+, A- e AB+ estão estáveis.

Em Barra Mansa, o estoque de sangue também segue abaixo do esperado e o período de inaptidão de doação pós-vacina tem preocupado os profissionais da unidade. Atualmente, as doações feitas não conseguem suprir a demanda semanal, pois a abrangência da unidade é grande e atende diversos hospitais como Santa Maria, Santa Casa, Hospital da Mulher, Upa Leste, Upa Centro e também unidades de saúde em Valença e Rio das Flores.

A coordenadora do Hemonúcleo local, Thais Mendes, afirma que a situação do estoque é critica e está abaixo do esperado pela unidade. Além disso, demonstrou preocupação na dificuldade em conseguir doadores espontâneos. “As pessoas só vêm doar quando têm alguém da família precisando, então hoje o meu estoque está mais para reposição do que para manter o estoque rodando cheio”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora, as plaquetas do sangue coletado podem durar até cinco dias após a retirada, mas dificilmente são armazenados por tanto tempo, já que a necessidade é alta. “A gente faz a captação e acaba usando o que conseguimos durante o decorrer da mesma semana”, afirmou. O centro de coleta necessita, em especial, de doadores que sejam O negativo, pois é o tipo sanguíneo universal utilizado para doar para todos os outros grupos.

A preocupação da unidade é de que o baixo número de voluntários fique ainda menor com o seguimento da vacinação contra a Covid-19. A unidade aconselha que as doações sejam feitas antes da vacinação para que não haja uma grande redução no número de bolsas em estoque. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, ao lado do prédio da Santa Casa, no Centro.

Fotos: Felipe Vieira (PMBM) e Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.