Nível do rio Paraíba atinge mais de 4 metros em Resende

Águas do rio Paraíba do Sul cobrem quase toda a margem em Resende

A forte chuva que tem caído nos últimos dias na região do Médio Paraíba (ainda que não tenha chovido nos últimos dias em Resende) elevou o nível do rio Paraíba do Sul, provocando cenas como as observadas nesta quarta-feira, dia 13, pela equipe do jornal BEIRA-RIO em Resende.

Em alguns pontos da cidade, ente eles o trecho localizado abaixo da ponte Miguel Couto, próximo a um shopping, ficou alagado e ao passar pelo local os veículos acabam espirrando água para todo lado. Teve até entregador de aplicativo flagrado pela equipe do jornal dando o seu “jeitinho” e trafegando pela calçada.

Veículos que trafegam embaixo da Ponte Miguel Couto são obrigados a espirrar água devido ao alagamento

O nível das águas do rio chegou a 4,20 m de altura, o suficiente para fazer com que o Paraíba do Sul transborde em alguns trechos. O local é conhecido por ser ponto de encontro entre o Paraíba e um de seus afluentes, o Sesmaria, que banha a cidade de São José do Barreiro/SP.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de que nos próximos dias haja condições favoráveis a continuidade da elevação do nível do Paraíba do Sul. O tempo segue parcialmente nublado e pode chover no período da tarde e da noite, sendo que essa condição está mantida para os próximos três dias. A máxima prevista pra esta quarta-feira é de 31 graus.

Em nota ao jornal BEIRA-RIO, a empresa Furnas, que administra a Represa do Funil, em Itatiaia, informou que devido ao aumento da vazão reservatório causada pela chuva nos últimos dias na região na bacia do rio Paraíba do Sul, e seguindo o Plano Anual de Proteção e Controle de Cheias – ciclo 2020/2021, elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), houve a necessidade de abrir as comportas na quarta-feira, dia 12, e liberar parte do volume de água e do controle do nível d’água do reservatório.

Ao final do dia 12, segundo a empresa, o reservatório atingiu a afluência média (água que está chegando ao reservatório) de 601 m3/s e defluência média (água que está sendo liberada) de 413 m3/s. No dia seguinte, por volta das 14 horas, a vazão afluente média estava em aproximadamente 493m³s e a vazão defluente média era de 642 m³s.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.