Parque das Águas será ponto de encontro de carreata pró-vacina contra covid-19

Nesta terça-feira, dia 12, acontecerá uma manifestação em prol da vacina contra a covid-19 em Resende. Iniciada oficialmente em dezembro do ano passado, em países como o Reino Unido e a Rússia, a campanha de vacinação acontece atualmente em mais de 50 países, entre eles latino-americanos como a Argentina, o México e até a Guatemala. O Brasil segue na fila de espera e ainda não tem uma data prevista para iniciar a vacinação.

No final de semana passada, duas empresas farmacêuticas que fizeram convênios com institutos de saúde em São Paulo e no Rio de Janeiro para a produção dos imunizantes (Sinovac e Astrazeneca) enviaram o pedido de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A aprovação deverá sair nos próximos dias.

Tendo como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se vacinar, e também cobrar uma providência do prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, sobre a compra das vacinas e mais transparência do Plano Municipal de Vacinação Covid, manifestações estão sendo organizadas por vários grupos nas redes sociais. O evento ocorrerá através de uma carreata com saída em frente ao Parque das Águas, na Beira Rio.

Essas manifestações surgiram espontaneamente por parte de familiares e parentes internados com a doença ou que morreram em consequência do vírus, que estão vendo outras pessoas fazendo aglomerações, e o silêncio das autoridades sobre o assunto. Há informações de que a Secretaria de Saúde tem um plano de vacinação mas ainda não foi apresentado à população.

A falta de um pronunciamento mostra a mobilização dos municípios da região para adquirir as doses da vacina. Enquanto municípios como Barra Mansa (que comprará 80 mil doses) e Volta Redonda (70 mil doses) solicitaram através de suas prefeituras o envio de doses da vacina Coronavac, que será produzida pelo Instituto Butantan no país, em Resende, apesar da aprovação dos vereadores, a prefeitura segue sem anunciar a compra dos imunizantes.

Os números da pandemia também são alarmantes em Resende. A exemplo do mês passado, quando o jornal BEIRA-RIO publicou uma matéria sobre a posse dos prefeitos e vereadores nos municípios da região, o número de casos e de mortes pela covid-19 segue crescendo de forma descontrolada.

Segundo dados divulgados pelo último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde local nesta segunda-feira, dia 11, Resende tem no total 5622 casos confirmados, com quase 200 mortes. São 1733 infectados e quase 40 mortes a mais do que as registradas há um mês. Já o número de casos aguardando resultado triplicou, com 213 pessoas com sintomas suspeitos contra 61 pessoas no mês de dezembro. O boletim, no entanto, não informa o número de internados em hospitais do município em UTIs ou quartos de enfermaria.

Quem quiser participar da carreata, o evento está previsto para começar a partir das 14 horas desta terça-feira, e percorrerá as ruas de Resende.

Foto: Gleisiane Carvalho/Arquivo PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.