Vereadores discutem inauguração de nova sede do Detran de Resende

A inauguração da nova sede do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), dentro do Shopping Pátio Mix, na tarde do dia 16, gerou polêmica na sessão da Câmara Municipal de Resende, realizada no dia 17. A presidente em exercício, vereadora Soraia Balieiro (PSB), questionou o fato de a única unidade do município ser dentro de um shopping que cobra estacionamento. O vereador Irâni Ângelo (PRP), que é servidor do Detran, disse que as instalações ficaram melhores.

– Fui à inauguração do Detran-RJ do Pátio Mix achando que seria mais uma opção para o cidadão buscar os serviços, mas não: Lá vai ficar e as outras unidades serão ou já foram fechadas. Lá vai pagar estacionamento, mesmo que o preço seja menor que o do estacionamento normal. Quando soube fiquei assustada. É um serviço do estado terceirizado em um local que é difícil estacionar e se for lá dentro tem que pagar. Ônibus não passa, o serviço do Detran cai para caramba. Já pensou a pessoa ter que ir dois dias para renovar a carteira? Vai pagar estacionamento duas vezes. É lamentável, fiquei assustada, na minha opinião isso não deveria ser permitido – declarou a presidente em exercício.

O vereador Irâni Ângelo disse que com a mudança as instalações ficaram melhores para os servidores e clientes e mais pessoas poderão ser atendidas.

– Eu como proprietário de clínica do Detran e médico perito  posso dizer que o Detran aumenta de 80 para 200 atendimentos no novo posto. As pessoas às vezes tinham que sair daqui porque só tinha uma câmera para fazer os documentos e agora serão duas. Melhorou muito a instalação, dando aos funcionários um local digno para trabalhar. Sobre quem vai pagar, quando era na CDL também era pago e quem estiver agendado vai pagar R$ 2 de estacionamento, quem não estiver paga o valor normal. E vai ajudar a levar movimento para o shopping. Não sei se cabe a nós vereadores discutir o assunto, porque é órgão do estado, mas que foi um benefício para a população de Resende não restam dúvidas – argumentou o vereador.

O vereador Nilson da Costa (PP) apoiou Soraia, lembrando que mesmo que o movimento do shopping aumente durante a semana, isso não acontecerá nos finais de semana.

– Não sei se o Detran acertou por completo. Ele pode ter acertado até sexta-feira, mas no sábado e no domingo pode não ter sido a melhor opção – comentou o vereador do PP.

Segundo o Detran, a unidade de Resende é a sexta aberta em shopping centers na atual gestão e pode realizar até 460 atendimentos diários. Destes, 220 são para o posto de habilitação (primeira habilitação, segunda via e renovação de CNH), 90 no posto de identificação civil (primeira e segunda vias da carteira de identidade) e 150 na unidade de serviços de veículos.

Foto: Rafael Gusmão/Divulgação Detran

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.