Governo se pronuncia sobre MP, mas não divulga cronograma de vacinação no Brasil

Pronunciamento de Pazuello não citou cronograma de vacinação no Brasil

Ainda não foi dessa vez que a população brasileira teve informações sobre o início da vacinação no país. Em pronunciamento em rede nacional para rádio e TV realizado na noite desta quarta-feira, dia 6, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello anunciou que está sendo editada uma medida provisória que autoriza o país que trata de ações excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística, segundo informações da Agência Brasil.

Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a MP citada por Pazuello permite que haja a importação de vacinas antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção dos imunizantes no país. Sendo assim, o Ministério da Saúde será o responsável por coordenar a execução do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19.

Além disso, Pazuello citou que o Brasil tem asseguradas pelo menos 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Sendo que 254 milhões delas serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca, e 100 milhões pelo Butantan, em parceria com a empresa Sinovac. Além disso, acrescentou que o ministério está em processo de negociação com os laboratórios Gamaleya, da Rússia; Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos; e Barat Biotech, da Índia.

Ele diz que assegura a “todos os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à sua população”, sendo que a mesma será gratuita e não obrigatória. No entanto, não dá qualquer previsão sobre calendário, nem quando iniciará a vacinação no Brasil. No momento, duas datas foram estipuladas para esse início: 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

AGULHAS E SERINGAS
Diante das declarações dadas nos últimos dias por Bolsonaro após o fracasso na realização de um pregão para adquirir seringas e agulhas para a imunização, o ministro anunciou que estão disponíveis atualmente cerca de 60 milhões de seringas e agulhas, considerado por ele “um número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro”.

E que para fevereiro o ministério tem a garantia da Organização Panamericana de Saúde (Opas) de mais 8 milhões de seringas e agulhas, além de outras 30 milhões já requisitadas à Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos).

Fotos: Agência Reuters e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.