É Fake News: Vacina contra covid-19 não altera DNA humano

Segundo o site Boatos.org, circulou uma informação em um vídeo desde o mês de agosto onde a médica norte-americana Christiane Northrup, em que ela alerta que as vacinas de RNA produzidas para combater a covid-19 iriam “mudar fundamentalmente o DNA das pessoas”. A tecnologia é utilizada pela Pfizer (que começou a imunizar este mês em países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá) e Moderna, que investiram nesse tipo de vacina por ela ter uma produção mais rápida.

No entanto, a informação não procede, e se trata portanto de uma fake news. Uma equipe de repórteres de uma emissora de TV britânica analisou algumas das informações falsas sobre vacinas mais amplamente compartilhadas nas redes sociais, e apurou através de três cientistas independentes que a vacina contra o coronavírus não alteraria o DNA humano. “Injetar RNA em uma pessoa não mexe em nada no DNA de uma célula humana”, explica o professor Jeffrey Almond, da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

A vacina funciona dando instruções ao corpo para produzir uma proteína que está presente na superfície do coronavírus, fazendo com que o sistema imunológico aprenda a reconhecer e produzir anticorpos contra o vírus. Como todas as novas vacinas, ela deve passar por verificações de segurança rigorosas antes de ser recomendada para uso generalizado. Nos ensaios clínicos de fase 1 e fase 2, as vacinas são testadas em um pequeno número de voluntários para verificar se são seguras e determinar a dose certa.

Nos testes de fase 3, as imunizações são testadas em milhares de pessoas para verificar a eficácia. O grupo que recebeu a vacina e um grupo de controle que tomou placebo são monitorados de perto para quaisquer reações adversas, como efeitos colaterais. O monitoramento de segurança continua após a vacina ser aprovada para uso.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.