Resende terá equipe somente para limpeza de canais e córregos

Uma equipe exclusiva foi criada pela Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Serviços Públicos e da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), para a realização de serviços de limpeza de canais e córregos da cidade. A medida foi adotada para evitar a proliferação de insetos, como o mosquito Aedes Aegypti, e animais peçonhentos, bem como melhorar a segurança dos locais e prevenir alagamentos e enchentes.

A mão de obra, que conta com sete profissionais de uma empresa especializada contratada pelo governo municipal, vem atuando em mais de 30 canais e córregos em vários bairros do município.

A equipe exclusiva trabalha nos canais e córregos desde o dia 1º de outubro deste ano. O contrato, que foi acordado por um ano, conta com serviços de capina, roçada e desobstrução, que serve para facilitar o escoamento das águas pluviais. O objetivo é estabelecer um cronograma que atenda cada localidade com regularidade mensal.

— A manutenção da limpeza do município faz parte dos requisitos para que a cidade seja próspera e com boa infraestrutura, atraindo até investimentos e negócios que ajudem no crescimento socioeconômico. A casa precisa estar em ordem, sendo já visível na sua apresentação. Sobretudo, é uma questão de saúde pública, já que a boa limpeza previne doenças e proliferação de insetos – que transmitam a dengue, a zika e a chikungunya, por exemplo – e animais peçonhentos – ressaltou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Ele destaca que o cronograma de manutenção da limpeza municipal ganhou o reforço da equipe exclusiva, visando otimizar os serviços considerados essenciais para uma cidade limpa e organizada. E pede para que  a população colabore com o trabalho da equipe.

Os principais bairros beneficiados pelos serviços realizados pela equipe exclusiva são: Cidade Alegria; Jardim Primavera; Morada da Colina; Jardim Beira-Rio; Itapuca; Paraíso; Boa Vista II; Vicentina; Lavapés; e Surubi Velho.

O superintendente de Serviços Públicos, Carlos Eduardo Torres Almeida, também listou outros serviços essenciais neste ordenamento público. “São quatro empresas responsáveis pelos serviços de capina, roçada e pintura de meio-fio, que possuem em torno de 30 funcionários cada. A Prefeitura conta com os serviços de coleta de lixo doméstico, prestados por uma empresa com aproximadamente 50 profissionais. Ainda tem uma firma que atua junto ao Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS) em Resende”, acrescenta.

Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.