Hospital Regional de VR e mais duas unidades realizarão testes para Covid-19

A partir desta quinta-feira, dia 3, o Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns, em Volta Redonda, e mais duas unidades pertencentes a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o Hospital Estadual Alberto Torres e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; começam o programa de ampliação de testagem por RT-PCR para Covid-19. Os testes podem ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem a partir desta quinta-feira, e os exames começam a ser feitos nesta sexta-feira, dia 4. A capacidade total de 1,5 mil exames por dia.

A escolha das três unidades iniciais de testagem levou em consideração o aumento de casos naquelas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado. Desde outubro, em parceria com a SES, as secretarias municipais de saúde vêm aumentando a oferta de testes RT-PCR. Só em novembro foram realizados 92.925 exames, caracterizando um aumento de 74% em relação a outubro.

A parceria com o aplicativo Dados do Bem consiste na cessão gratuita da tecnologia para o estado, assim como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também será realizado o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa. O objetivo é que o programa seja ampliado nos próximos dias para outras três unidades em regiões onde for identificado aumento de casos de Covid-19.

O usuário deve baixar, pelo celular, o aplicativo do Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes. O agendamento será de segunda a segunda, das 7 às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo aplicativo.

O teste é voltado a pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19. O teste RT-PCR é feito por meio da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete. Após receber o resultado, caso seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também. Para obter o aplicativo é só acessar a loja de aplicativos do seu celular ou o site do Dados do Bem.

MÉDIO PARAÍBA EM BANDEIRA LARANJA
As três unidades estaduais de saúde que realizarão os testes estão em regiões classificadas nas bandeiras laranja (risco moderado) e vermelha (alto risco) do mapa de risco da covid-19, segundo a décima atualização do Mapa de Risco da Covid-19 no estado. Na região do Médio Paraíba, onde fica o Hospital Regional Zilda Arns, o número de mortes aumentou 7,69%, seguido de 28,57% na Baía da Ilha Grande (onde fica Angra dos Reis) e 53,85% na Região Metropolitana II (onde ficam as outras unidades de saúde onde acontecerão a testagem, em São Gonçalo). Já o número de casos aumentou 28,86% na Região Metropolitana II, mas dimunuiu 1,75% no Médio Paraíba.

E em número de testes positivos, os índices aumentaram em todas as regiões do estado. A taxa na Baía da Ilha Grande, por exemplo, chegou a 39,89%, maior índice do estado, seguida pela Região Metropolitana II, em que foi 38,23%, e pela Metropolitana I, onde ficou em 37,54%. No Médio Paraíba, esse número chega a 30,75%. Os dados são da décima edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada dia 26 de novembro pela Subsecretaria Extraordinária de Covid-19.O estado, de modo geral, ainda permanece classificado em baixo risco da doença, simbolizado pela bandeira amarela, que também é a classificação das seguintes regiões: Baixada Litorânea, Centro-Sul, Noroeste, Norte e Serrana.

Na bandeira laranja, precisam ser cumpridas todas as medidas de distanciamento social já adotadas na bandeira amarela e as seguintes medidas adicionais: suspensão de atividades escolares presenciais; proibição de qualquer evento com aglomeração, conforme avaliação local; adoção de distanciamento social no ambiente de trabalho, conforme avaliação local; avaliação da suspensão de atividades econômicas não essenciais, com limite de acesso e tempo de uso dos clientes, conforme o risco no território; e avaliação da adequação de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público. Na vermelha, além das medidas da bandeira laranja, deve-se suspender as atividades econômicas não essenciais definidas pelo território, avaliando cada uma delas; e definir horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público.

Fotos: Divulgação/SES-RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.