Feira Popular promovida por movimentos sociais chega a Vila Unida

Na próxima sexta-feira, dia 16, a comunidade da Vila Unida, no Acesso Oeste, em Resende, terão oportunidade de adquirir alimentos saudáveis e acessíveis às famílias de baixa renda, através da Feira Popular Nós por Nós. Essa feira é uma campanha realizada entre vários movimentos: Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD) e Consulta Popular.

Segundo um de seus organizadores, um dos militante do Levante Popular da Juventude, Felipe Luís Nunes Silva, a feira faz parte da Campanha Nós Por Nós, que vem sendo articulada pelo campo popular estado do Rio de Janeiro desde o início da pandemia.

– A Nós Por Nós Coronavírus vem sendo construída com base na solidariedade orgânica, com o povo ajudando o povo. Por entender que a crise aprofundada pela pandemia piorou gravemente as condições de vida do povo e vemos hoje a volta e ampliação da fome, viemos trabalhando para minimizar o impacto da pandemia nas favelas e comunidades do Rio de Janeiro. A Nós Por Nós integra a campanha Periferia Viva, que articula a nível nacional as ações e campanhas de solidariedade impulsionadas pelo campo popular durante a pandemia.

Segundo Luis, um dos objetivos da Feira é, portanto, fornecer alimentação saudável e variada para os moradores da Vila Unida e dialogar sobre alimentação saudável, sobre os direitos em tempo de pandemia e também passar orientações de biossegurança em relação ao covid-19 para os participantes da Feira.

A Feira Popular é uma ação que faz parte da Jornada Nacional de Luta Periferia Viva Contra a Fome, que pauta o combate contra a fome, a redução do preço dos alimentos e manutenção do auxílio emergencial, apresentando possíveis possibilidades concretas para enfrentar os problemas enfrentados agora pela população brasileira. De acordo com Luís Felipe, os alimentos que estarão disponíveis na sexta-feira são provenientes de doações e compras de famílias camponesas organizadas pelo MST ou MPA. Ou seja, as famílias camponesas fornecem alimentos saudáveis e produzidos sem agrotóxicos para os moradores da cidade afetados durante a pandemia.

A feira começa a partir das 9 horas. Para contribuir, é possível fazer doações financeiras de produtos alimentícios agroecológicos como verduras, hortaliças, legumes e raízes para a campanha. Os interessados podem entrar em contato com Lucas, pelo (24) 99911-2036 ou com Luís, pelo (24) 98122-7090.

MARMITAS SOLIDÁRIAS EM MAIO
A Feira Livre é mais uma das iniciativas criadas dentro do Nós por Nós contra o Coronavírus para o combate a fome dentro das comunidades atingidas pela pandemia do coronavírus, que trouxe para todo o planeta uma grave crise econômica e social. Além da feira, os movimentos também têm promovido outras campanhas como a Marmita Solidária, o Sopão Solidário e outras feiras populares em comunidades espalhadas por Resende e região Sul Fluminense. Em maio, o jornal BEIRA-RIO fez uma matéria sobre a Marmita Solidária, distribuída em maio no bairro Baixada Olaria, em Resende.

Segundo um balanço realizado no mês de agosto, a Nós por Nós contra o Coronavírus conseguiu arrecadar mais de R$ 94 mil, tendo distribuído até aquele mês mais de 190 cestas, obtidas através de doações de entidades como a Fiocruz e do MST e de pequenos agricultores. Na ocasião, nove comunidades foram beneficiadas, incluindo uma de Itatiaia e outra de Volta Redonda.

Fotos: Divulgação e Banco de Imagens

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.