Parque Nacional do Itatiaia tem nova data de previsão para reabertura

Depois de adiar a reabertura ao público na semana passada, a direção do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) esteve reunida com o prefeito do município de Itatiaia, Eduardo Guedes, no gabinete do Executivo, na última sexta-feira, dia 19. O diretor da unidade de conservação, Coronel Luiz Gonzaga Barbosa Aragão. Durante o evento, ele informou que a reabertura do parque deverá acontecer no dia 8 de julho (a reabertura estava inicialmente prevista para acontecer no sábado, dia 20).

A data de reabertura ainda precisa ser aprovada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela reserva, e também das regras estabelecidas em decretos municipais e estaduais para o enfrentamento da pandemia. O diretor do Parque destacou que a unidade está de portas abertas para a comunidade. “Nossas prioridades são a comunidade e os visitantes. É de extrema importância que tenhamos parcerias e diálogo com a administração municipal, que pode contar conosco”, relatou Luiz Aragão.

O Parque Nacional do Itatiaia recebe cerca de 100 mil turistas por ano. No local, há 1,5 mil espécies de plantas e 400 de animais, além de trilhas e cachoeiras. O motivo da prorrogação do prazo tem a ver com a necessidade de conseguir um tempo maior para o planejamento de medidas sanitárias e operacionais par garantir a segurança dos turistas durante o período da pandemia.

A unidade de conservação segue fechada desde o dia 17 de março, e no dia 21 do mesmo mês, determinou a suspensão de suas atividades por tempo indeterminado através da Portaria 226 do ICMBio, um dia após o Ministério da Saúde ter declarado que o país já se encontrava em estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.